Protocolo

Protocolo de Orientações

Retorno presencial

Comissão de Desenvolvimento

ABEM – Associação Brasileira de Educação Montessoriana – Talita de Almeida – Rio de Janeiro/RJ Aldeia Montessori – Márcia Righetti – Rio de Janeiro/RJ

CECAD – Centro Educacional Cattaneo Adorno – Nadia Sotero da Costa – Rio de Janeiro/RJ CEMP – Centro de Educação Montessoriana do Pará – Luciana Resque- Belém/PÁ

Colégio Ágora – Maria de Fatima Cortez – Niterói/RJ

Colégio Céu Azul -Tatiane Cordeiro de Lima Domingos – Petrópolis RJ Colégio Montessori Santo Agostinho – Ana Ruth Lima – Ipiaú/BA  Escola Internacional Saci – Luciana Barros – Juiz de Fora/MG

Escola Monteiro Lobato – Eliana Rabelo de A. Bozio – São José dos Campos/SP Escola Montessoriana de Osasco – Larissa Regina Oliveira – Osasco/SP

Escola Upaon-Açu – Elsa Helena Almeida Silva Balluz – São Luís/MA

Maria Virginia Maciel Jordana, colaboradora e estudiosa Montessori – Ouro Branco/MG

Petra – Pequeno Trabalhador Casa – Escola Montessoriana -Dayse Canano – Rio de Janeiro/RJ Prima Escola Montessori de São Paulo – Edimara de Lima – São Paulo/SP

Revisora – Rosane Rabello – Niterói/RJ Edição Final – Teti Coube – Niterói/RJ

Agradecimentos especiais

À Associação Montessori da Bahia, que deu os primeiros passos nos acolhendo e tornando possíveis nossos Encontros.

Aos médicos:

  • Cícero Duarte Lima, Radiologista – Ipiaú/BA
  • Guilherme Côrtes Fernandes, Infectologista – Juiz de Fora/ MG
  • Joana Cylleno Vieira, Pediatra – Ipiaú/ BA
  • À Nutricionista Marize Oliveira da Silva – Niterói/ RJ

 

Julho 2020

Sumário
  1. Disposições Gerais 
  2. Orientações Sanitárias 

       Higienização e Limpeza de ambientes                                                                                           

       Regras de Distanciamento Social                                                                                                

       Higienização Pessoal                                                                                                                 

      Outras medidas                                                                                                                         

  1. Orientação às Famílias (Regras de Convivência e Higiene) 

       Antes de chegar à Escola                                                                                                           

       O que precisamos saber?                                                                                                       

      Atendimento aos Pais e/ou Responsáveis                                                                               

  1. Ensino Híbrido: proposta de ação com os estudantes–orientações e encaminhamentos 20

      Com a palavra…                                                                                                            

     Modelos de Ensino Híbrido possíveis de serem contemplados pela Escola Montessori      

     Atividades presenciais alternadas                                                                                         

     Ambiente organizado por Áreas de Conhecimento, como orientado pela metodologia Montessori     

     Utilização de múltiplos espaços                                                                                         

     Propostas Guiadas                                                                                         

     Agenda individual diária, semanal ou quinzenal                                  

     Modelo Colaborativo nos Agrupamentos de Classe                                        

     Modelo Casa e Escola                                                                                            

     Sites Sugeridos                                                                                     

  1. Orientações Montessorianas

   Das disposições gerais sobre o ambiente e as práticas pedagógicas com base nos Pressupostos Filosófico e Metodológicos Montessorianos                                                                          

     Ambiente Preparado e as Práticas de 0 a 3 anos                                           

     Da Organização do Ambiente 0 a 3 anos                                           

     Cuidados de Biossegurança nas Classes de 0 a 3                                                 

     Dos Critérios Montessorianos                                                                          

     Sugestões de Adaptações por Etapas de Desenvolvimento                    

     Nido 1: 04 meses a 17 meses                                                                                            

     Nido 2: 18 meses a 2 anos e 11 meses                                          

     Ambiente Preparado e as Práticas de 3 a 6 anos                                           

     O ambiente e as práticas para o Fundamental I                                                  

     O Ambiente Preparado                                                                                    

     As Práticas                                                                                         

     Aulas de Artes, Música, Inglês, Educação Física e outras Curriculares.                            

     Ambiente Preparado e as Práticas de 6 a 10 anos                                           

     Perguntas Frequentes                                                                                   

     Referências                                                                                                                                  

     Anexos                                                                                          

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Disposições Gerais

Este ano letivo está sendo um ano atípico, bem diferente para a Escola e os Pais. A OMS – Organização Mundial da Saúde declarou em março de 2020 o estado de Pandemia Covid-19 (“Novo Coronavírus”). Foi necessário o isolamento social e todas as instituições escolares do mundo foram fechadas. A Escola teve que, da noite para o dia, se adaptar ao ensino remoto. Agora, nos preparamos para o retorno às aulas presenciais. Para que pudéssemos voltar com segurança, consultamos as práticas adotadas por diversas instituições do mundo inteiro, que já passaram por este retorno, e estamos seguindo as recomendações do Ministério da Saúde do Brasil, do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) e da OMS-Organização Mundial da Saúde. Este Plano de Retorno às Aulas Presenciais das Escolas Montessori objetiva orientar toda sua comunidade – famílias, alunos e funcionários – através de um protocolo sanitário. Assim, esperamos devolver aos nossos alunos uma Escola com espaços cuidadosamente preparados para seu acolhimento, sua segurança e a de todos os colaboradores.

O presente cenário de incertezas nos impõe uma nova dinâmica social – um caminho para enfrentar as mudanças que nos desafiam nesse ano de 2020 e que refletirão nos anos seguintes. Estamos certos de que a união de forças e de propósitos entre Estudantes, Famílias e Escolas nos garantirá o alcance dos objetivos nesta nova etapa de retomada às aulas no cotidiano educacional.

A pandemia arrebatou a população mundial para um novo modo de viver em sociedade e toda essa experiência de buscar alternativas nos trouxe grandes lições, sobre as relações humanas, as interações com a Natureza, e a própria saúde mental e emocional, como tão bem nos ensina Maria Montessori, apontados em seus princípios filosóficos e metodológicos. Se por um lado todos sofremos, por outro, de forma positiva, assistimos à credibilidade da ciência como pilar indispensável para atravessarmos a crise sanitária. Juntos, por acreditar que assim somos mais fortes, partimos em busca de soluções estruturantes, sempre articuladas com os princípios de igualdade e equidade, capazes de proporcionar a superação das dificuldades vivenciadas por todo o “chão da escola”: nossas crianças, adolescentes e seus responsáveis, bem como pelos profissionais da Educação. Em particular, queremos agradecer a todos que se engajaram nesse movimento de uma Escola sem muros… professores que se reinventaram, gestores que se reorganizaram, e aos pais, que abraçaram e caminharam juntos pelo saudável desenvolvimento do seu bem maior.

Será necessário, quando do retorno presencial, a integração cada vez maior entre sala de aula e ambientes remotos, para continuar a abrir a escola para o mundo e trazer o mundo para dentro da Escola. A combinação de aprendizagem por desafios, problemas reais e jogos no conceito de trabalho conjunto envolvendo casa e escola, é muito importante para que os alunos aprendam fazendo e aprendam juntos, sendo essencial neste momento o modelo híbrido de ensino.

“A base da pedagogia montessoriana não é necessariamente o uso dos nossos Materiais de Desenvolvimento, mas é, antes de tudo, uma visão das crianças, da aprendizagem e do papel do professor, que devemos e podemos manter, independente das circunstâncias, com materiais Montessori ou sem eles.”1.

Impulsionadas pela necessidade de elaborar um plano de retorno que norteasse as nossas práticas, um representativo número de Escolas Montessorianas do Brasil construiu este documento com total subordinação

  • ao respeito dos processos de aprendizagem e às Etapas de Desenvolvimento dos
  • e à segurança e saúde de toda a comunidade

Esperemos que a união produzida para a construção deste documento possa continuar sendo a tônica das Escolas Montessorianas e que muitos outros projetos coletivos possam sempre enriquecer nossa prática, de forma científica e concreta.


1 In: ULRICH, Madalena. FOSTER, Carla. Como fazer Montessori em tempo de Coronavírus? (Texto na íntegra no Anexo III)

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Orientações Sanitárias

Este tópico visa contribuir com a reabertura da Escola de maneira segura, organizada, em respeito às decisões governamentais e seguindo os principais protocolos de segurança individuais e coletivos. A fiscalização das Escolas é de responsabilidade da vigilância sanitária municipal.

Limpeza e desinfecção.

Qual é a diferença entre limpeza e desinfecção?

 A limpeza com água e sabão remove germes, sujeira e impurezas das superfícies. Reduz o risco de propagação de infecção. Desinfetar mata germes em superfícies. Ao matar germes em uma superfície após a limpeza, pode-se reduzir ainda mais o risco de propagação de infecções.

  Higienização e  Limpeza de Ambientes
  • Realização da limpeza e desinfecção das superfícies frequentemente tocadas (por exemplo, maçanetas, corrimões, interruptores e banheiros) dentro da Escola, pelo menos, 5 vezes por dia;
  • Utilização limitada dos Materiais de Desenvolvimento Montessori nas salas de aula, atendendo à necessidade do planejamento semanal e separados individualmente. Deverão estar limpos e desinfetados para utilização da criança no seu período de estudo. Após o final da aula, eles serão novamente limpos e desinfetados, para o turno seguinte;
  • Higienização geral do ambiente ao final do expediente;
  • Elaboração de um cronograma para orientar a limpeza e desinfecção de rotina;
  • Uso de totens acionados através de pedais com álcool gel ou borrifadores com álcool 70%, manejados por profissionais que estarão na recepção, para higienização das mãos na entrada e na saída dos alunos e colaboradores;
  • Disponibilização de dispensers de álcool em gel em todas as salas de aula, caso não tenham pias em classe, nas áreas comuns e de circulação;
  • Idealmente instalação de pias na área externa para higienização das mãos, principalmente das crianças da Educação
  • Restrição do uso de objetos que possam ser compartilhados pelos alunos, como brinquedos, Materiais Montessori, de arte, livros e

Bebedouros


  • Os funcionários e os alunos deverão sempre ter à mão os seus squeezes, IDENTIFICADOS, pois os bebedouros somente serão usados para reabastecê-los. Outra opção para colaboradores e estudantes acima dos 3 anos é a disponibilização de copos de papel ecológico – que são fixados ao lado do

  • Disponibilização de dispenser de álcool em gel ao lado de todos os bebedouros para higienização das mãos antes de se tocar o acionamento da saída da água.
Regras de  Distanciamento Social
  • Demarcação dos espaços físicos da Escola, para auxiliar o fluxo de alunos e colaboradores de forma mais segura;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Colocação de mesas/carteiras com a distância apontada pelos Protocolos de cada município – organizadas em zig-zag de forma a evitar que os estudantes fiquem um de frente para o outro;

  • Na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, o uso do chão, seguramente desinfetado, para uso de trabalhos em tapetes individuais e de fácil higienização diária, receberá igualmente marcações orientadoras para a manutenção do distanciamento

  • Realocação de atividades presenciais, como reuniões, oficinas, palestras, aulões e espetáculos, reorganizando-as em outras possíveis modalidades remotas;
  • Limitação do acesso de pais ao interior da Escola ou aos espaços onde o trabalho pedagógico está sendo

Proteção


  • Solicite aos pais/responsáveis que afiram a temperatura de seus filhos antes da saída para a Escola;
  • Aferição da temperatura de todas as pessoas que compareçam à escola;
  • Aferida a temperatura se esta for igual ou superior a 37,2°, o aluno ou colaborador deverá ser conduzido ao Espaço de Acolhimento reservado para as devidas providências;
  • Promoção e fiscalização do uso obrigatório de máscara de tecido por todas as pessoas;
  • Divisão de alunos e colaboradores baseada em cohorts (“bolhas”);
  • Controle da interação de crianças e adultos para minimizar o risco de transmissão cruzada;
  • Atenção aos sinais de doença, por constatação visual, como por exemplo: bochechas coradas, respiração rápida ou dificuldade para respirar (sem atividade física recente), fadiga ou extrema agitação, tosse seca, reclamação de dor de garganta, dor de cabeça;
  • Manutenção dos pertences de cada criança separados dos demais;
  • Desestímulo ao compartilhamento de dispositivos eletrônicos, brinquedos, livros, jogos ou Material de Desenvolvimento, bem como outros itens difíceis de limpar ou desinfetar;
  • Estímulo e orientação para o uso de máscaras de tecido. As máscaras não devem ser colocadas
  • em crianças menores de 3 anos;
  • nas quem têm dificuldade em respirar ou estar inconsciente;
  • em qualquer pessoa incapacitada ou incapaz de remover a máscara sem assistência.

Higienização Pessoal

Higiene das Mãos e Etiqueta Respiratória


  • Aumento do monitoramento para garantir a adesão, entre estudantes e funcionários, das ações de lavagem das mãos antes e depois de cada atividade, orientando para que todos a façam com água e sabão por pelo menos 20 segundos;
  • Uso de desinfetante para as mãos que contenha pelo menos 70% de álcool, caso água e sabão não estejam prontamente disponíveis;
  • Incentivo à equipe e aos alunos para que cubram a tosse e espirros, com a parte interna do braço ou com lenços de papel – que após usados devem ser jogados no lixo e as mãos lavadas imediatamente com água e sabão por pelo menos 20

Cuidado de Bebês e Crianças Pequenas Fraldas


Antes de começar o desfralde de uma criança lave suas mãos. Preferencialmente, use luvas. Siga os procedimentos indicados, que deverão estar publicados em todas as áreas de troca de fraldas. Os passos incluem:

  • Usar avental descartável (TNT);
  • Preparar o trocador fazendo a desinfecção;
  • Usar luvas;
  • Limpar a criança;
  • Substituir a fralda;
  • Lavar as mãos da criança;
  • Limpar o trocador de fraldas;
  • Retirar o lixo (fraldas e toalhetes sujos);
  • Descartar as luvas e lavar as mãos.

Reafirmando, após retirar a fralda, lave as mãos (mesmo que você esteja usando luvas) e desinfete a área de fraldas com um alvejante sem perfume que esteja autorizado para o uso com crianças como solução desinfetante. Se a superfície estiver suja, ela deve ser limpa com detergente ou sabão e água antes da desinfecção.

Outras Medidas

Ventilação


  • Garantia de que os sistemas de ventilação funcionem corretamente com o aumento da circulação do ar externo o máximo possível, com abertura de janelas e portas.
  • Evitar uso de ar

Barreiras Físicas e Guias


  • Instalação de barreiras físicas, como vidros e acrílicos, particularmente em áreas onde é difícil para os indivíduos permanecerem pelo menos um metro e meio afastados (por exemplo, balcões de recepção).
  • Fornecimento de guias físicos, como marcação no chão ou nas calçadas e placas nas paredes, para garantir que funcionários e crianças permaneçam pelo menos 1,5m afastados em linhas e em outros

Espaços Comuns


  • Monitoramento rigoroso de higienização dos espaços comuns, como refeitórios e playgrounds, após todo e qualquer uso.
  • Garantia de que o cohort (“bolha”) de estudantes, seja atendido por colaboradores o mais fixo possível – mantendo-se o mesmo grupo de crianças com a mesma equipe (o dia todo para crianças pequenas e o máximo possível para crianças mais velhas).

Ponto de Contato Designado Covid-19


  • Defina um membro da equipe para acolher o aluno ou profissional que apresentar sinais e sintomas na Escola;
  • Reserve um local exclusivo (Espaço de Acolhimento) para os alunos ou membros da equipe com sintomas respiratórios e/ou febre e/ou diarreia aguardarem transporte para o serviço médico ou domicílio. O tempo de espera deve ser o menor possível;
  • Designação de uma pessoa da equipe, responsável por responder às preocupações do COVID-19 (por exemplo, enfermeira da Escola). Todos os funcionários e famílias da Escola devem saber quem é essa pessoa e como contatá-la.

Se Alguém For Covid-19 Positivo


  • Fechar as áreas usadas por uma pessoa doente, não podendo ser usadas até que ocorra a limpeza e desinfecção;
  • Notificar imediatamente às autoridades locais de saúde;
  • Suspender a aula do grupo do qual o infectado fazia parte;
  • Notificar ao Serviço Municipal de Vigilância em Saúde (VISA) os casos de alunos ou membros da equipe com suspeita de COVID-19.

Cartazes de Sinalização e de Conscientização


  • Ampliação da sinalização reforçando as novas regras e protocolos da
  • Colocação de cartazes de conscientização principalmente nas áreas de maior circulação como acessos de entrada e saída da escola, banheiros e área

Sala de Isolamento (Por Nós Montessorianos Nomeada Afetivamente Como Espaço de Acolhimento)


  • Uso de EPI para o atendente que vai receber a criança ou colaborador com sintomas: avental descartável TNT, luvas, touca descartável, máscara N95;
  • Esta sala deverá ter uma maca (se possível) ou uma cadeira confortável para descanso da criança ou adulto com os sintomas, até que a família chegue até a Escola.

Horários e Locais de Entrada e Saída


Para Entrada:


  • Caso o acesso seja feito a pé, realização do protocolo de medição da temperatura;

 

  • Não permissão da entrada de pais ou responsáveis nas dependências da Escola;
  • Passagem obrigatória do local para desinfecção das mãos;
  • Horários diferenciados entre os grupos com intervalo mínimo de 10/15 minutos, evitando aglomerações no portão.

Para Saída:


  • Permanência das crianças nas suas salas até a entrega aos pais;
  • Sinalização de distância e demarcação do fluxo de pessoas por segmento ou série, em corredores e espaços comuns, mantendo o distanciamento físico;
  • Passagem obrigatória do local para desinfecção das mãos;
  • Os alunos devem ir da escola diretamente para casa, evitando circulação em outros locais.

Comunicação e Treinamento


  • Os colaboradores da Escola receberão treinamentos intensivos sobre as novas rotinas determinadas pelos PROTOCOLOS; TODOS devem assinar termo de ciência (modelo disponível no Anexo VI).
  • As capacitações ocorrerão de forma on-line e presencial, neste caso respeitando todas as regras de distanciamento social e saúde;
  • Os colaboradores receberão informações sobre a COVID-19, como os sintomas, as formas de transmissão, protocolos de higienização (dentro da Escola e em casa), como evitar a contaminação, entre outros;
  • OS PROTOCOLOS poderão ser divulgados por vídeos e/ou instruções à equipe para que sejam atendidas as normas sobre a utilização correta e higienização das máscaras, rotinas de limpeza e higiene, assistência aos alunos, novos processos dentro da Escola, etc;
  • Nossos professores receberão, também, treinamentos específicos sobre a nova metodologia híbrida (presencial e on-line).
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Orientação às Famílias (Regras de Convivência e Higiene)

A Organização Mundial de Saúde afirma que a maioria dos casos são assintomáticos (aproximadamente 80%), sendo que 5% destes evoluem para suas formas mais graves. A doença COVID-19 é causada pela família de vírus chamada coronavírus SARS-CoV-2 e é transmitida através do contato direto ou indireto com pessoas doentes em período de transmissão do vírus.

A seguir, as orientações para que todos, pais e responsáveis, possam conhecer as recomendações e participar ativamente do processo de retomada das aulas de forma segura. Portanto, a colaboração e a consciência coletiva são fundamentais para vencermos o coronavírus, e minimizar os riscos de contágio.

Antes de Chegar à Escola

O Que Precisamos Fazer?


1.1 Sintomas do COVID-19: todos devem conhecer os sintomas e ficar Qualquer suspeita deve ser observada, mantendo a criança/adolescente em casa por, no mínimo 07 (sete) dias. Se apresentar indisposição, observe os sinais antes de levar à Escola. Os irmãos precisam ser monitorados e mantidos em casa também. Avise a Escola em caso suspeito imediatamente. Se confirmado, deverá seguir protocolo médico, com afastamento por 15 (quinze) dias.

* Pessoas infectadas não necessariamente apresentam todos os sintomas. Em alguns casos, podem não ter nenhum deles.

** Caso apresente algum sintoma, procure um hospital ou serviço de saúde.

1.2 As formas de transmissão mais comuns são pelo toque, abraços, gotículas de saliva (tosse, espirros, coriza, catarro) e/ou superfícies contaminadas (mesas, maçanetas, celulares etc). A Escola está absolutamente empenhada para estar de acordo com normas sanitárias e cuidados de saúde, entretanto não conseguirá se responsabilizar, sozinha, por possíveis ocorrências da COVID-19, que infelizmente poderão

 

1.3 Todas as famílias devem estar cientes e confirmar através de assinaturas, bem como ser responsáveis por ler e aceitar as decisões da escola durante o período de pandemia.

1.4 Uma pergunta recorrente:

“Posso tirar meu filho da Escola e matriculá-lo somente em 2021?” 

Mesmo vivendo uma pandemia, segue sendo ilegal tirar o filho(a) da escola, sem matriculá-lo imediatamente em outra instituição – crianças e jovens de 4 anos (completados até 31 de março de 2020) a 17 anos precisam estar matriculadas o ano todo, conforme Lei citada a seguir:

LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Lei nº 12.796, Art. 6º, de 04 de abril de 2013.

 

Sabemos que, na prática, a pandemia afetou seriamente a capacidade financeira e emocional de muitas famílias e, mesmo neste cenário, os responsáveis contam com apenas dois caminhos: negociar com a escola ou mudar para a rede pública – vale lembrar que o “homeschooling”, ou seja, a educação escolar em casa, não é uma modalidade reconhecida e nem autorizada no Brasil. Por fim, ao tomar sua decisão, é importante considerar não só os aspectos financeiros, mas principalmente os aspectos pedagógicos, e se possível, permitir que as crianças e os jovens concluam o ano letivo na sua Escola Montessori.

 

1.5 Pais já devem familiarizar as crianças com as novas medidas de saúde que estaremos seguindo.

1.6 Pais não poderão entrar no ambiente escolar para não haver aglomeração de adultos. Pedimos a compreensão de todos, sem exceção. Sabemos o quanto será difícil, mas se faz importante que os pais se despeçam no portão da escola e combinem previamente com a criança sobre ser uma atitude necessária para a saúde de todos. Se não conseguirem esta conquista, devem retornar para casa (e posteriormente entrar em contato com a Coordenação para traçar o plano de readaptação), pois a professora já estará no espaço escolar e se encontra higienizada com as demais crianças.

1.7 Dias e horas poderão ser acordados para atender à readaptação da criança. Durante sua permanência no interior da Escola, solicitamos o cuidado para que não haja o toque em quaisquer dos objetos no Ambiente, pois estarão higienizados para o uso dos alunos.

1.8 No caso da família desejar manter a criança/adolescente em casa, esta deverá manter o ensino remoto, verificando e atendendo a legalidade da opção pelo modelo híbrido. Sendo necessário a assinatura do requerimento/termo de ciência fornecido pela Escola.

1.9 Neste período de pandemia mundial, família e Escola devem posicionar o desenvolvimento saudável da vida emocional da criança/jovem acima do desenvolvimento cognitivo.

1.10 Caso a Escola solicite apoio para a criança/jovem, atendimentos paralelos tais como psicólogos, neurologistas, psiquiatras, psicopedagogos, os familiares deverão atender prontamente fazendo valer a corresponsabilidade pela saúde integral do estudante, podendo a Escola buscar apoio nos órgãos competentes, caso identifique ser necessidade emergencial.

1.11 Indispensável termos a atualização da Ficha de Saúde do aluno e os números dos telefones: comercial, celular(es), inclusive de outros familiares, além de uma nova xerox da carteira de vacinação com a atualização das vacinas contra o Sarampo e H1N1.

1.12 Nos momentos de entrada e saída da Escola, por mais que a vontade de trocar e conversar seja grande, pedimos aos responsáveis a máxima atenção para o distanciamento físico estabelecido pelas marcações no solo.

1.13 Recomendamos que a mesma pessoa, preservando-se as do grupo de risco, leve e busque a criança todos os dias. Um responsável é suficiente.

1.14 Preventivamente, para controle, antes de sair de casa, os pais devem medir a temperatura com o termômetro do seu filho, principalmente dos menores até 10 anos, verificando qualquer possibilidade de alteração, assegurando que a criança está bem para ir à Escola.

1.15 Será medida a temperatura na chegada à Escola dos alunos acima de 10 anos e de toda a equipe escolar, por funcionário destinado a esta função.

1.16 As crianças com idade a partir dos 3 anos devem chegar à Escola diariamente com máscaras. Para crianças menores, seu uso não é recomendado.

1.17 Cada criança/jovem deverá trazer duas máscaras na mochila, para trocas, além da que estará utilizando (que será trocada por outra tão logo chegue à sala). As máscaras devem ter saquinhos individuais, identificados com o nome e numeração (Gloria 1, Gloria 2, Gloria 3) – cada embalagem servirá para a guarda da máscara usada que será higienizada pela família. Imprescindível ajudar a Escola no lembrete de que não pode haver trocas de máscaras com os colegas.

1.18 Optar por máscaras lisas, de cores diferentes para facilitar o controle da Evitar os excessos nas estampas e/ou fantasias, para não causar medo ou interferir na concentração dos colegas.

1.19 Educamos pelo exemplo: usem corretamente a máscara e ensinem aos filhos. Para garantir a adesão é importante considerar ainda o conforto (tamanho adequado ao rosto da pessoa;) e atenção a processos alérgicos (tipo de tecido).

1.20 Teremos lenços descartáveis em classe, embora fora do alcance da manipulação da criança/jovem. Espirros podem acontecer e pedimos aos pais que já orientem as crianças maiores sobre proteger com o antebraço conforme recomendações sanitárias.

1.21 Alimentos e bebidas para o lanche deverão ser preparados e higienizados pelos familiares e virem prontos para consumo. Lembramos a importância de colocar o nome da criança em todos os seus pertences.

1.22 Garrafinhas individuais devem ser usadas e identificadas para uso de água durante todo o período escolar. O bebedouro será usado somente para reposição de água na garrafa do aluno.

1.23 As trocas de roupas, se necessárias, acontecerão com total cuidado às medidas de saúde. A família deverá enviar, diariamente, um saquinho com uma muda de roupa e meias antiderrapantes, e outro saquinho para as roupas trocadas – Todos os pertences precisarão estar identificados. (Ed. Infantil).

Sugestão de conteúdo diário a ser usado pela criança.

2 pares de meia antiderrapante 1 pacote de lenços umedecidos

2 garrafas (identificadas) uma para água e outra para suco 3 máscaras (de acordo com o tempo e a idade da criança) 3 fraldas (caso use)

2 conjuntos de roupa para troca

1 pomada para prevenção de assadura (caso use)

1.24 Na entrada da Escola/sala, o calçado do aluno deverá ser trocado, e guardado em lugar designado para isso, por meias antiderrapantes vindas de casa limpas, higienizadas e IDENTIFICADAS.

1.25 Manter distanciamento e respeitar horários organizados pela Escola para chegadas e saídas do período Observar que a Escola estabelecerá pontos de espera para aguardar a sua vez, sinalizados no chão.

1.26 Alunos não devem vir à Escola usando adornos como: anéis, brincos e pulseiras e/ou relógios. Os cabelos devem permanecer presos, sem apliques ou adereços e as unhas curtas, para facilitar higienização. Não serão partilhados objetos pessoais, como roupas, garrafas, escovas de cabelo, estojos, livros etc. Brinquedos não podem ser trazidos neste período de pandemia.

1.27 Cada criança trará seu lençol e travesseiro e seus materiais de uso pessoal para a Escola. Após o uso, serão guardados em sacos plásticos na mochila para higienização em casa.

1.28 Poderemos ter limitação da quantidade de alunos por turno, rodízios de acordo com exigências da legislação vigente, por força de Decretos-Lei ou recomendações dos Conselhos de Educação, visando a saúde pública e coletiva e protocolos de biossegurança.

1.29 Ligado ao item anterior, será importantíssimo que as famílias sigam os horários de chegada e saída programadas pela Escola para cada grupo. Os atrasos interferirão na higienização dos ambientes na troca de turno e após a finalização das atividades escolares, quando teremos a desinfecção de toda a Escola. Para atrasos, será praticada a multa, quando prevista no Contrato de Prestação de Serviços.

1.30 Não será permitido o uso de mochila com rodinhas pelos alunos. Trazer seus pertences em pequena mochila de costas evitando, assim, contato com superfícies contaminadas.

1.31 Serão mantidas abertas todas as janelas e portas dos ambientes, privilegiando a ventilação E, sem o uso de ar condicionado, as crianças/jovens deverão estar com o uniforme de verão ou vestimentas frescas.

1.32 A Escola terá um espaço reservado (Sala de Acolhimento) para acomodar o aluno, caso perceba algum dos sintomas da Covid-19. A família será avisada e deverá buscar a criança/jovem imediatamente, garantindo o isolamento necessário.

Atendimento aos Pais e/ou Responsáveis

2.1. Os pais/responsáveis serão atendidos na Secretaria, Tesouraria e demais setores, preferencialmente, pelos canais remotos ou na forma presencial, por agendamento.

2.2. Reunião com a COORDENAÇÃO e/ou DIREÇÃO será agendada via canais de comunicação da Escola e realizada via plataforma digital.

2.3. Os horários serão reduzidos inicialmente e seguirão escala a ser Indispensável o cumprimento dos horários estabelecidos para entrada e saída. Aguardar no estacionamento, evitando filas duplas, para que os alunos sejam entregues no sistema drive-thru, um por vez, se assim disponibilizar a Escola.

2.4. Se precisar sair do veículo, observar o distanciamento mínimo de 1,5m entre as famílias na porta da Escola, na entrada ou na saída, evitando aglomerações.

2.5. Se possível, orientamos não usar as “vans” de transporte escolar nesse primeiro momento, por conta do distanciamento recomendado de 1.5m entre os alunos.

2.6 Avisar a Escola em caso de COVID-19 (suspeito ou confirmado) na família e/ou no entorno do aluno. Respeitar o período de 07 (sete) dias de afastamento da Escola para caso suspeito e 15 (quinze) dias para casos Em caso de contaminação, o retorno ao ambiente educacional será́ apenas com a apresentação de laudo médico.

2.7 Caso seja aplicado o rodízio e/ou alternância de horários das turmas, a família deverá cumprir o que for estabelecido. Faremos todo o esforço para que coincida os dias de rodízio entre irmãos. No entanto, a família deverá estar ciente da possibilidade da Escola não conseguir compatibilizar os horários de entrada e saída, caso estudem em turmas/anos diferentes.

2.8. Para Escolas que possuem cadastro biométrico no acesso de alunos, informamos aos pais e responsáveis que, nesse primeiro momento, evitaremos a utilização de entrada e saída por essa ferramenta (identificação biométrica). No entanto, se não houver outra opção, disponibilizar e orientar a todos para o uso da biometria e a imediata higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool gel 70% antes e após o uso da biometria. 

2.9. As Escolas que possuem cantinas oferecerão seus serviços aos alunos. Observem as regras para aquisição de lanches e as determinações de biossegurança. Nesse primeiro momento, todos os alunos deverão fazer o lanche na própria sala de aula.

2.10. Alunos que tenham contraindicações de frequentar a Escola por serem imunocomprometidos, ou tenham doenças crônicas, e/ou que sejam pertencentes aos grupos de risco devem permanecer em casa, participando do ensino (SBP, 2020).

2.11. Atenção aos tipos de alergia, principalmente aos produtos de limpeza autorizados e recomendados pela comunidade científica sanitária. Por exemplo, está recomendado o uso de solução de hipoclorito de sódio a 0,5% para limpar superfícies e de álcool a 70% para pequenos objetos (SBP, 2020).

2.12. Os alunos não devem trazer frascos com álcool em gel ou líquido para a Escola. O uso desses produtos deve ser de controle dos adultos. Na ficha técnica da Anvisa, constam as recomendações e prevenções.

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Ensino Híbrido: proposta de ação com os estudantes – orientações e encaminhamentos

Com a palavra…

Sempre estamos à procura das coisas velhas, porque não conhecemos as novas; procuramos sempre a grandiosidade pretérita, sem reconhecer na humilde simplicidade das tentativas novas, o germe fecundo que o futuro desenvolverá.” (Montessori, M – Pedagogia Científica, Editora Flamboyant, 1965, p.188)

“A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) trouxe consigo, como outrora, a necessidade premente de professores, escolas e gestores educacionais reavaliarem as suas próprias concepções de ensino, diante da necessidade de se colocar o aluno, mais do que nunca, de forma ativa, na centralidade do processo educativo, realizando uma verdadeira corrida para compreender como utilizar as diversas ferramentas tecnológicas existentes em favor da continuidade desse processo. 

(…) 2020 será marcado na educação como sendo o ano do ensino híbrido, ou seja, de um ensino que começou de modo presencial (da forma como cada qual se acostumou a fazer), mas que, por força da pandemia que nos impõe o trabalho remoto, tem sido levado para o ambiente on-line, com a esperança de retorno ao modo presencial em tempo mais ou menos breve, suscitando discussões importantes sobre democratização e acesso à tecnologia e antecipando transformações educacionais que talvez levassem décadas para ocorrer” (Marcelo de Cristo, especialista educacional da International School)

As tecnologias digitais podem colaborar com os processos de ensino e aprendizagem, porém apenas o uso da tecnologia não é suficiente. O Ensino Híbrido, que combina o uso da tecnologia digital com as interações presenciais, é um modelo possível para facilitar a combinação do ensino on-line com o ensino presencial.” (Fundação Lemann e Instituto Clayton Christensen).

Não é preciso maiores pesquisas para que nós consigamos identificar que o “Ensino Híbrido” ancora-se integralmente na concepção montessoriana da Autoeducação, como detalhada no esquema a seguir:

As tecnologias digitais inseridas de forma integrada ao currículo contribuirão no processo do Ensino Remoto e/ou Híbrido, principalmente em relação à possível personalização do ensino, à valorização e construção da autonomia cognitiva de crianças e jovens – ponto importante da filosofia e do trabalho montessoriano.

Desde o início do período de quarentena, muitas ações têm sido conduzidas para que alunos não se  prejudiquem academicamente pelo distanciamento social. As Escolas têm usado aulas on-line, envio de conteúdos por aplicativo, videoconferências, e até mesmo o uso de mídias sociais, para ajudá-los durante esse período.

Inicialmente, para a retomada das aulas, segundo o que se desenha como orientação das autoridades, a escola contará com o percentual reduzido de alunos no presencial, enquanto os demais estarão remotamente. A indicação é o rodízio entre esses alunos, que caracteriza o modelo híbrido. Segundo Ismael Rocha, diretor acadêmico do Iteduc (Institute of Technology and Education), “o ensino híbrido existe há tempos, fazemos o híbrido ao sair do contexto da sala de aula, é, como visitar um museu, só que atualmente, ele pode ser visitado através de ferramentas virtuais”.

Neste ponto destacamos que ao apresentar aos pais algumas das possibilidades híbridas, consideraremos as Etapas de Desenvolvimento dos alunos. Exemplificando, quanto mais nova for a criança, maior a necessidade de que sua rotina esteja bem estabelecida; assim, a opção por dias alternados, não seria viável em nossa prática montessoriana, porque desestabilizaria a criança que ainda não tem a noção do tempo formada.

Entendendo o modelo híbrido como sinônimo de “mesclar”, caberá à escola e sua equipe docente a tarefa de analisar e definir quais partes do conteúdo são essencialmente instrucionais (não precisando acontecer necessariamente na escola, podendo ter seus assuntos desenvolvidos remotamente com recursos digitais) e quais são socioemocionais (cujas ações precisam acontecer na convivência entre seus pares, seus professores e com os Materiais de Desenvolvimento/Aquisição da Cultura disponíveis no Ambiente de Classe).

O ideal, na proposta híbrida, seria que os professores passassem a fazer lives de seus momentos com o grupo presencial, de forma que os alunos em casa pudessem acompanhá-los simultaneamente, mas sabemos que pela exigência de equipamentos específicos essa não é uma realidade para a grande maioria das escolas. Sendo assim, será necessário além da aula presencial, programar atividades e planos/guias de estudos para cumprimento remoto, buscando um equilíbrio entre essas duas possibilidades de aquisição do conhecimento.

Compartilhamos ao final do Protocolo, algumas planilhas (Anexo I) como sugestões de possíveis organizações dos agrupamentos/turmas, e uma Mandala (Anexo II) para planejamento de atividades com sugestões de ferramentas e aplicativos para nortear o trabalho dos professores – muito importante assinalar que o docente, ao cumprir seu tempo de trabalho presencial integralmente, não poderá estar no momento remoto que, então, será dirigido por outro professor

  • possivelmente um profissional que não retornou à escola por orientações médicas.

Os autores Bacich, Tanzi Neto & Trevisani, 2015, apresentam as propostas híbridas como concepções possíveis para o uso da tecnologia na cultura escolar contemporânea, uma vez que não é necessário abandonar o que se conhece até o momento para promover a inserção de novas ferramentas em classe, aproveitando “o melhor dos dois mundos”. (Horn & Staker, 2015). Assim, a aprendizagem não estaria restrita à “programação” do dia, da semana, ou às paredes da sala de aula, deixando sobressair a possibilidade de atender às múltiplas formas de aprender por meio da utilização de recursos diversos.

Modelos de Ensino Híbrido Possíveis de Serem Contemplados pela Escola Montessori

Sabemos que há diferentes realidades brasileiras e, as propostas elencadas a seguir, poderão ser adaptadas conforme o entendimento, a familiaridade, e a habilidade de alunos e professores com os recursos remotos incorporados pela Escola, destacando-se, ainda, que não há qualquer imposição de ordem ou hierarquia entre eles.

Atividades Presenciais Alternadas

Nessa proposta, os estudantes realizam as atividades de acordo com um tempo pré-estabelecido ou de acordo com a orientação do professor. As tarefas podem envolver discussões em grupo, com ou sem a presença do docente, atividades escritas, leituras e, necessariamente, uma atividade on-line. Nesse modelo, cabem algumas propostas:

Ambiente Organizado por Áreas de Conhecimento, como Orientado pela Metodologia Montessori

Para cada Área, os estudantes são organizados em grupos autoescolhidos e realizam trabalhos distintos de acordo com sua motivação intrínseca (Educação Infantil) e/ou para os mais velhos, segundo seus Menus de Trabalho ou Guias de Estudos (Ensino Fundamental).

Para o Ensino Médio, o planejamento no contexto desse modelo não é sequencial e as atividades realizadas nos grupos são, de certa forma, independentes, mas funcionam de forma integrada para que, ao final do dia ou da semana, todos tenham tido a oportunidade de acesso aos mesmos conteúdos.

De toda a forma, neste modelo é importante valorizar momentos em que os estudantes possam trabalhar colaborativamente e aqueles em que possam fazê-los individualmente.

Utilização de Múltiplos Espaços

Neste modelo, os estudantes usam não só sua sala de aula, como outras: Música, Arte, Biblioteca, Laboratórios

– incluindo-se o de informática, caso os computadores não integrem os Materiais de classe disponíveis para os alunos.

O dia começa em sala de aula, para em seguida ter início os deslocamentos. Entretanto, o uso do estudo on- line faz-se imprescindível como uma ação sustentada para melhor atender às necessidades dos estudantes. A utilização dos múltiplos espaços da Escola frequentemente aumenta a eficiência operacional e facilita o aprendizado personalizado, mas não substitui o foco nas ações convencionais que ocorrem em sala de aula.

Propostas Guiadas

Nesse modelo, um novo conhecimento é estudado em casa, no formato on-line. Ao planejar a indicação da atividade o professor deve preocupar-se com ações práticas em que se baseia a Autoeducação:

  • Permite a exploração de um conceito em particular?
  • As crianças/jovens podem trabalhar sem o auxílio de um adulto?
  • Apropria habilidades cognitivas ou motoras?
  • Gera domínio, ou pode confirmar para a criança/jovem conceitos já adquiridos?

Na sequência da semana, o espaço da sala de aula seria utilizado para discussões, resolução de atividades, entre outras propostas. O que era feito na escola (apresentação do conceito) é agora feito em casa e, o que era feito em casa (aplicação, atividades sobre o objeto de estudo), é agora feito em classe.

Neste item novamente destacamos que a estrutura do Ser Humano é fruto de um impulso, de uma força interior, mas que chega à sua realização segundo as possibilidades oferecidas pelo meio, respeitando-se os Períodos de Desenvolvimento. Todo o encaminhamento pedagógico deve privilegiar a descoberta para que ao se apropriar dos conhecimentos a criança/jovem entenda que é o principal agente de sua formação.

Agenda Individual Diária, Semanal ou Quinzenal

Qualquer criança/jovem sabe que seus estudos não são definidos pelos limites impostos por um adulto de referência. Qualquer aluno sabe que ele tem “a oportunidade de realizar o seu estudo muito além dos limites do próprio conhecimento do professor ” (Duffy & Duffy, 2002, p.34).

Diferente dos ambientes tradicionais, as descobertas dos estudantes Montessori não ameaçam a liderança do professor. Em vez disso, as crianças/jovens olham para trás com gratidão e admiração para seus professores, assim como Newton foi capaz de refletir no final de sua vida: “Se vi mais longe do que outros homens, é porque eu estava sobre os ombros de gigantes”. Esta é a diferença no Montessori.

De posse de uma Lista, um Menu de Trabalho ou um Guia de Estudos, o aluno tem um rol de propostas, previamente acordadas com o professor, que devem contemplar os assuntos a serem estudados nas diferentes Áreas do Conhecimento. Aspectos como avaliar para personalizar devem estar muito presentes nessa proposta, uma vez que a elaboração de um plano individualizado só faz sentido se tiver como foco o caminho a ser percorrido pelo estudante de acordo com suas dificuldades ou facilidades. Sua agenda será organizada de acordo com suas necessidades. O tempo de permanência em uma determinada Área, é livre, variando de acordo com as necessidades dos estudantes.

Modelo Colaborativo nos Agrupamentos de Classe

Em Montessori, os próprios professores são os que estão constantemente liderando crianças e jovens para que se conectem com questões que são pessoalmente significativas.

Neste modelo, os alunos também têm uma lista a ser cumprida, mas recebem como valor intrínseco:

  • Possibilidade da livre-escolha;
  • Autonomia em relação a construção do conhecimento – que se traduz por saber o que quer saber, como fazer para buscar informações, como desenvolver um dado conhecimento, como manter uma postura crítica comparando diferentes visões e reservando para si o direito de conclusão;
  • Respeito à forma de aprendizado, ao seu ritmo;
  • Liberdade – consciência da escolha em relação a si mesmo, ao outro e à sociedade;
  • Propostas de aprendizagem que favorecem o pensamento autônomo;
  • Oportunidade para assumir responsabilidades sobre processos e produtos;
  • Ambiente e processos que atendem à motivação intrínseca, gerando o desenvolvimento da atenção e concentração;

O ritmo de cada estudante é personalizado e o professor está presente para esclarecer dúvidas. Esse modelo, ajusta-se com propriedade ao fazer montessoriano; o cerne dessa proposta é que os alunos podem aprender de forma colaborativa, uns com os outros, com o uso dos recursos on-line, independente da organização por segmento.

Modelo Casa e Escola

No Montessori, para o Ensino Fundamental e Médio, os alunos sabem, por experiência, que o professor não vai dispensar todas as informações, sempre que tiver certeza de que a criança/jovem é capaz de obtê-las.

Nesta proposta o estudante é responsável pelo controle do desenvolvimento de seus estudos, de acordo com os objetivos a serem atingidos, organizados em parceria com o educador; a aprendizagem é personalizada. Nessa abordagem, pelo menos uma disciplina é feita inteiramente on-line, com o suporte e organização compartilhada com o professor. A parte on-line pode ocorrer na Escola ou em casa. Numa proposta de modelo virtual enriquecido, em cada ano ou agrupamento, os alunos dividem seu tempo entre a aprendizagem on-line e a presencial. Em dias acordados, uma ou duas vezes por semana, necessariamente os alunos precisam se apresentar presencialmente à Escola. De acordo com Horn e Staker (2015), muitos programas deste tipo tiveram início como escolas on-line e, posteriormente, desenvolveram programas híbridos para proporcionar, aos estudantes, experiências e trocas presenciais nas escolas.

Sites Sugeridos

https://www.edmodo.com/

https://mooc.cps.sp.gov.br/

https://www.coursera.org/learn/ensino-hibrido

https://superautor.com.br/modelo-hibrido-de-ensino-desafios-e-regras-no-retorno-as-aulas-presenciais/

https://novosalunos.com.br/o-que-e-ensino-hibrido-e-quais-sao-os-beneficios-para-as-criancas/

http://escoladainteligencia.com.br/voce-sabe-o-que-e-ensino-hibrido-e-como-aplica-lo/

https://alexsandrosunaga.com.br/sala-de-aula-invertida-na-educacao-infantil/

https://silabe.com.br/blog/ensino-hibrido-o-que-e/

https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/554126/2/Caderno%20formativo.pdf

https://silabe.com.br/blog/rotacao-por-estacoes/

Das Disposições Gerais Sobre o Ambiente e as Práticas Pedagógicas com Base nos Pressupostos Filosófico e Metodológicos Montessorianos

Os princípios da Educação montessoriana e a observação da criança/jovem permitem a construção de um Ambiente Montessori e, estes devem ser os alicerces do trabalho que fundamentará a recepção aos alunos, neste retorno às dependências físicas de nossas Escolas. Mantemos a premissa de que a Escola Montessori, em qualquer situação, precisa preservar os seguintes fundamentos:

a) O direito de escolha.

b) Independência no desenvolvimento das atividades.

c) A autoeducação.

d) A educação para a paz.

e) A educação como ciência.

A observação do adulto analisada sob o prisma dos Princípios acima relacionados, sustentará o atendimento às necessidades da criança e do adolescente e, a mais nova delas é a preservação da sua saúde física e emocional. Lembramos que os estudantes necessitam de:

a) Movimentação objetivada e controlada pelo Ambiente Preparado.

b) Convivência com seus pares nas trocas cognitivas e afetivas que nutrem o crescimento sadio e, estas parcerias, necessitam de novas normas que precisam garantir o distanciamento físico sem inibir os alunos.

c) Limites claros e bem definidos destas novas normas de etiqueta social.

d) Manipular materiais concretos para elaborar conceitos, de acordo com a Etapa de Desenvolvimento.

O Ambiente que suprir estas demandas, com beleza e harmonia, terá as características preconizadas por Montessori atendidas com eficiência e, com isso, as necessidades do desenvolvimento da criança e do adolescente.

Além dos Pressupostos Montessorianos, a prática experimentada por Escolas espalhadas pelo mundo nos inspirou na decisão de manter o Ambiente minimamente transformado para salvaguardar as necessidades de biossegurança e, que este seja por si só, um fator de acolhimento para nossos alunos.

Ambiente Preparado e as Práticas de 0 a 3 Anos

Ambiente Preparado para o acolhimento à criança no seu retorno com foco na segurança quer seja socioemocional ou física.

No que tange à segurança socioemocional haverá um novo período de adaptação que atenda às necessidades das crianças que estão nas classes de 0 a 3 – que serão recebidas em pequenos grupos e com horário reduzido, em tempo adequado à necessidade de cada uma e das práticas de retorno.

Todos os processos de higienização e sanitização dos espaços dedicados à essas classes fazem parte do manual de boas práticas das instituições, o qual já é do conhecimento de todos os profissionais envolvidos, cabendo agora novo enfoque que contemple as necessidades do momento. Para reforçá-los serão foco de treinamento específico com os itens pertencentes a cada equipe. Os profissionais farão uso de EPIs de acordo com a função e a legislação local.

Da Organização do Ambiente 0  a  3 Anos

A organização do Ambiente atenderá às normas de distanciamento social com base nos estudos emanados pela comunidade científica, em especial o CDC – Center for Disease Control and Prevention, e demais órgãos representativos nacionais. Atenderá ainda às especificidades da legislação local, a que estiver submetida à instituição de ensino.

Para o retorno às atividades, além da professora haverá uma auxiliar para cada 3 crianças, nas classes de 4 meses a 17 meses e de 18 a 35 meses, e o número de crianças por Ambiente será proporcional ao tamanho da sala que ocupam, resguardando-se o distanciamento social previsto.

O retorno será gradativo, de acordo com a resposta à pesquisa sobre o retorno às atividades presenciais, enviada às famílias pela escola e as orientações da legislação local.

As medidas de biossegurança indicam que os grupos devem se manter os mesmos por um período de até 10 a 14 dias, para que sejam monitorados, utilizando o padrão de “coortes2”, isto significa que cada grupo terá seu espaço de ação determinado, o uso de ambientes comuns prevê a higienização do mesmo entre a utilização por um grupo e outro.

No que se refere ao atendimento às crianças, as atividades voltarão gradativamente ao regime padrão, de acordo com o resultado das observações durante a “retomada” (horários parciais e integral).

2 Coorte estudo observacional onde os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição (expostos e não expostos), sendo seguidos para avaliar a incidência da doença em determinado período de tempo.

Cuidados de Biossegurança nas Classes de 0 a 3 Anos

Sono – uso de colchonete individual – com distanciamento de 1,5 a 2m, lençol enviado diariamente pela família e retornando diariamente para casa. As crianças ocuparão os colchonetes em posição contra cabeça.

Banho – inicialmente, durante o período de permanência na escola, só será realizado em caso de necessidade, evitando-se, desta forma, mais uma situação de contato pessoal físico.

Troca de fraldas – seguirão as normas do CDC: higiene das mãos do cuidador, trocador higienizado com álcool 70%, lavagem, descarte das fraldas em recipiente próprio com pedal e tampa, utilização do material de cuidados higiênicos da própria criança, enviado pela família, este material permanece na escola.

Higienização de objetos pessoais – A higienização de chupetas, mamadeiras, copos, talheres, pratos e similares seguirá o protocolo usual (imersão em água com hipoclorito de sódio); cada criança terá um recipiente individual onde serão guardados os seus objetos pessoais (para todas as crianças de 04 meses a 17 meses).

Limpeza e desinfecção do Material – A possibilidade da limpeza segura e eficiente será determinada pelo tempo de permanência do Material no Ambiente. Os materiais devem ser selecionados entre os que forem laváveis, não corrosivos e atóxicos. Depois de usados devem ser separados, ensacados e encaminhados para limpeza e desinfecção.

Todo material não lavável deverá ser evitado durante este período, os de tecido não são recomendados. Qualquer material ou objeto que entrar em contato com fluidos corpóreos deverá ser retirado do Ambiente e limpo imediatamente.

Limpeza do Material de uso comunitário: 
  • Lavar o material com água e sabão
  • Enxaguar e deixar secar
  • Friccionar com álcool a 70%, três vezes (usar pano descartável ou toalhas de papel).
  • Deixar secar

Após limpeza e desinfecção, deverão ser acondicionados em caixas de material lavável, com tampa, ou em armários, e deverão ser limpos periodicamente, até serem dispostos novamente para o uso.

Alimentação – As refeições serão realizadas nos ambientes específicos de cada classe, respeitadas as regras do distanciamento físico, sendo observados os protocolos de utilização, com a sanitização do espaço entre os usos de grupos que formarem coortes diferentes.

Todas as práticas estarão descritas nos protocolos de referência nutricional (Anexo V) e no manual de boas práticas da escola.

Dos Critérios Montessorianos

O Ambiente estará aparelhado para atender às necessidades da criança, resguardadas as recomendações específicas de biossegurança e legislação local para minimizar os riscos de contaminação. Para maiores detalhes a respeito das adequações do ambiente para cada faixa-etária, consultar o Anexo IV deste Protocolo.

Serão selecionados, a critério dos educadores e com base nos pressupostos montessorianos, os Materiais que deverão compor o Ambiente visando atender às necessidades de desenvolvimento da faixa etária a que se destinam para: os exercícios de vida prática, graça e cortesia, desenvolvimento da motricidade ampla e fina e da linguagem, proporcionando também o desenvolvimento da independência às crianças que atender.

Os objetos deverão ser preferencialmente de material lavável e atóxico (plástico, borracha, acrílico, metal).

Objetos de madeira deverão estar envernizados ou pintados com tintas esmaltadas, laváveis.

A Coordenação Pedagógica e a equipe do segmento devem elencar os Materiais que colocarão à disposição das crianças de acordo com sua Etapa de Desenvolvimento, segundo manuais específicos do agrupamento de 0 a 3 anos e observações a respeito de cada criança.

Nova Rotina Para Utilização dos Materiais


Como escolhemos que as salas sejam mantidas, no máximo possível, nas suas habituais organizações, salvaguardados os cuidados com os protocolos de biossegurança, é necessário estabelecermos novas rotinas para a utilização dos Materiais.

Em cada classe deverá haver caixa ou saco onde serão depositados os Materiais de Desenvolvimento utilizados pelas crianças e que serão recolhidos pela cuidadora para higienização.

A auxiliar ou cuidadora será responsável por preservar, em local predeterminado, ou retirar do Ambiente, o Material utilizado pela criança para higienização, evitando que seja manipulado por outra criança.

Sugestões de Adaptações por Etapas de Desenvolvimento

Nido 1: 04 meses a 17 meses


  • Cesto do tesouro (com objetos laváveis)
  • Cestas de reconhecimento com objetos reais ou miniaturas de tamanho apropriado para estas classes em material lavável (que não sejam de pano), apresentando as diferentes classificações: animais, frutas, legumes, meios de transporte, ferramentas, colheres (adequar para o Nido 1 e para o Nido 2).
  • Material para o desenvolvimento da preensão palmar e digital
  • Material para puxar e empurrar
  • Transpor com a mão
  • Livros laváveis
  • Objetos sonoros
  • Separar por cores
  • Seguir com os olhos (observar e seguir o movimento do objeto na rampa até chegar ao fim do percurso)

  • Caixas de permanência (o objeto “some”, mas ainda está lá)

  • Outros

Nido 2: 18 meses a 2 anos e 11 meses


  • Cestas de reconhecimento variadas para atender a demanda de enriquecimento e propriedade no vocabulário
  • Cartões classificados de nomenclatura, plastificados (para 18 a 35 ).
  • Material de enfiagem
  • Caixas de permanência
  • Pareamento de cores
  • Transpor (com a mão, com a colher, com uma pinça grande, com funil, com concha).
  • Versar (sólido e líquido)
  • Peneirar
  • Desenhar no cavalete ou na mesa (o lápis cera será material individual)
  • Molhar plantas
  • Cuidar do aquário
  • Recorte com a tesoura (a tesoura será material individual ou pode ser disposta em saquinhos para que cada criança use a sua e em seguida seja separada para higienização) – nesta idade o ideal são as tesouras de preensão palmar

No ambiente externo as crianças estarão sempre acompanhadas pela professora, em horário e local determinado, havendo um intervalo, se necessário, entre um grupo e outro para a higienização do local e substituição ou desinfecção dos brinquedos.

  • Caminhar livremente
  • Subir e descer
  • Caminhar sobre a tábua de equilíbrio
  • Caminhar sobre pneus
  • Cuidar das plantas
  • Recolher folhas
  • Brincadeiras coletivas privilegiando os movimentos amplos

Sempre que for necessário as atividades serão estruturadas pela professora, para minimizar o risco de contaminação. Por exemplo: pintura ao ar livre, colagem com folhas recolhidas no ambiente externo ou a preparação de uma ou mais atividades concomitantes. Nestes dias o espaço será previamente preparado para a atividade em pauta.

Ambiente Preparado e as Práticas de 3 a 6 anos


Nos cuidados com a Preparação dos Ambientes para as crianças de 3, 4 e 5 anos, são mantidas as observações quanto à biossegurança, o acolhimento e a segurança emocional assim como os Pressupostos Montessorianos destacados anteriormente.

Os Ambientes devem ser estruturados segundo os manuais referentes a essa Etapa de Desenvolvimento, considerando as necessidades de adaptação do momento, quanto à qualidade do Material utilizado e a minimizar os riscos de contaminação, materiais laváveis, devendo ser evitado os de tecido.

Serão selecionados, a critério dos educadores, com base nos Pressupostos Montessorianos os Materiais de Desenvolvimento e os de Aquisição da Cultura que deverão compor o Ambiente, visando atender as necessidades de desenvolvimento da faixa etária a que se destinam, contemplando as diferentes Áreas do Currículo Montessori proporcionando, também, o desenvolvimento da independência e dos aspectos sócio emocionais pertinentes à essa etapa, considerando ainda o número de crianças que vai atender.

A Coordenação Pedagógica e a equipe do segmento devem elencar os Materiais que colocarão à disposição das crianças de acordo com sua Etapa de Desenvolvimento, segundo manuais específicos das classes de 3 a 6 anos e as observações a respeito de cada criança.

Nova Rotina para Utilização dos Materiais


Como escolhemos que as salas sejam mantidas, no máximo possível, nas suas habituais organizações, salvaguardados os cuidados com os protocolos de biossegurança, é necessário estabelecermos novas rotinas para a utilização dos Materiais.

Em cada classe deverá haver uma ou duas estantes, ou caixas laváveis, devidamente sinalizadas, destinadas à colocação do Material que foi utilizado pelo aluno e deve seguir para a higienização.

Rotinas que devem ser enfatizadas


Vida Prática – Cuidados Pessoais 

  • Lavar as mãos (uso da toalha de papel e sabonete líquido), atendendo às orientações sanitárias: ao chegar à sala, antes de usar um material, antes de uma refeição, após o uso do banheiro, antes de trocar a máscara facial – ao se dirigir ao ambiente externo e depois que
  • Uso da toalha de papel com descarte em lixeira de pedal com
  • Uso de lenço de papel para assoar o nariz (a caixa será mantida fora do alcance da criança, com monitorização do adulto).
  • Uso da etiqueta respiratória (se estiver sem máscara usar a parte interna da região do cotovelo como anteparo).
  • Uso do álcool em gel para higienizar as mãos (movimentação para a higienização, e dosagem, sob supervisão do adulto).
  • Etiqueta para o uso da máscara facial (colocar, retirar, descartar ou guardar para higienizar).
  • Cuidados para evitar tocar desnecessariamente em diferentes superfícies.
  • Cuidados ao tocar em maçanetas e corrimãos.
  • Uso de material de trabalho pessoal (Kit Pessoal: lápis, lápis de cor, lápis cera, borracha, apontador, tesoura, cola, bloco de papel, pasta individual).
  • Vestir-se e despir-se.
  • Calçar-se e descalçar-se.
  • Pentear-se (pente ou escova individual).
  • Guardar e dobrar as próprias
  • Usar o banheiro (sempre com supervisão).
Vida Prática – cuidados com o Ambiente interno 
  • Demonstração de nova rotina de cuidado com o Material: retirada da estante para o uso do aluno e, após a conclusão do trabalho, imediata colocação em estante ou caixa reservada para nova higienização.
  • Uso de mesas e/ou tapetes individuais
  • Aguar plantas da sala
  • Preparar e distribuir os vasinhos de flores
  • Aparelhar a mesa (uso individual)
  • Cuidar do peixe (animais)
  • Lavar o espelho/ vidraça
Vida Prática – cuidados com Ambiente externo 
  • Etiqueta de distanciamento para brincar e conversar
  • Aguar plantas
  • Cuidar do jardim, da horta ou de um
  • Plantar sementes
  • Passar ancinho (recolher folhas)
  • Colher frutas
  • Alimentar os animais
Vida Prática – preparação dos alimentos 
  • Organizar e limpar a mesa para seu próprio uso
  • Lavar sua própria louça (com posterior higienização feita pelo adulto)
Vida Prática – Lições de graça e cortesia 
  • Acordar com as crianças novos movimentos para os cumprimentos usuais, evitando o contato físico.
  • Dar boas vindas e apresentar pessoas
  • Etiqueta para o distanciamento físico nas atividades do dia a dia
  • Levantar e sentar
  • Agradecer e desculpar-se
  • Pedir permissão
  • Pedir e oferecer ajuda
  • Receber e recusar gentilmente ajuda
  • Convidar
  • Aceitar e recusar convites com polidez
  • Evitar interromper outras pessoas
  • Seguir instruções
  • Receber e enviar mensagens orais no Ambiente da classe mantendo o distanciamento
  • Saber indicar quando uma mensagem não é compreendida
  • Nova rotina do grupo nas refeições, que serão anteriormente porcionadas, atendendo às regras de distanciamento.

O Ambiente e as Práticas para O Fundamental I

O Ambiente Preparado


Os cuidados na preparação dos Ambientes para as crianças de 6 a 9 e 9 a 12 anos, privilegiam as observações quanto à biossegurança, à segurança física e emocional, assim como sobre os Pressupostos Montessorianos a serem observados já enumerados nas Disposições Gerais destas orientações.

Os ambientes devem ser estruturados segundo os manuais referentes a estas etapas do desenvolvimento, considerando as necessidades de adaptação do momento, quanto à qualidade dos objetos, utilizado para minimizar os riscos de contaminação.

A Coordenadora Pedagógica e as equipes dessas classes devem elencar o enxoval, para atender as demandas de aprendizagem dos grupos que acolherem.

As Práticas


As práticas iniciais envolverão todas as novas etiquetas do relacionamento social e cuidados com a higiene e a saúde em função da biossegurança assim como da acolhida emocional.

Rotinas de Vida Prática que devem ser enfatizadas:
  • Lavar as mãos (uso da toalha de papel e o sabonete líquido), ao chegar à sala, necessidades do momento: antes de usar um material, antes de uma refeição, após o uso do banheiro, antes de trocar a máscara facial – ao se dirigir ao ambiente externo e depois que regressar.
  • Uso da toalha de papel com descarte em lixeira de pedal com tampa.
  • Uso de lenço de papel para assoar o nariz (a caixa será mantida fora do alcance do aluno, com monitorização do adulto).
  • Uso da etiqueta respiratória (se estiver sem máscara usar a parte interna da região do cotovelo como anteparo).
  • Uso do álcool em gel para higienizar as mãos (movimentação para a higienização, e dosagem, sob supervisão do adulto).
  • Etiqueta para o uso da máscara facial (higiene prévia das mãos, colocar, retirar, descartar ou guardar para higienizar).
  • Cuidados para evitar tocar desnecessariamente em diferentes superfícies,
  • Cuidados ao tocar em maçanetas e corrimãos.
  • Uso de material de trabalho pessoal (Kit Pessoal sugerido: lápis, lápis de cor, lápis cera, borracha, apontador, tesoura, cola, bloco de papel, pasta individual).
  • Evitar material que transite entre a casa e a escola, exceto “squeeze”.

Aulas de Artes, Música, Inglês, Educação Física Outras Curriculares.

Sugerimos, dentro do possível, que aulas que tenham professores que transitem por vários grupos sejam mantidas, de preferência, na forma on-line, sendo previstas no planejamento do Ensino Híbrido, para respeitar o monitoramento dos grupos de estudantes em sistema de Coortes.

Ambiente Preparado e as Práticas de 6 a 10 anos

Língua Portuguesa

(ATENÇÃO: por serem essencialmente confeccionados, todos os itens de papel devem estar plastificados, para garantir a higienização)

  • Encaixes de Ferro ou Formas Metálicas
  • Letras de Lixa
  • 1º e 2º Alfabetário
  • Quadros Murais de Letras
  • Suporte com lousas individuais: liso, pautado, pauta dupla, quadriculado
  • Ditados Mudos
  • Terceiro Alfabetário
  • Ambientes-Miniatura ou Ambientes de Vida: ambientes relativo a um tema: casa de boneca, fazenda modelo, parque de diversões, garagem, outros + envelope com bilhetes escritos nomeando os itens (plastificados para garantir a higienização)
  • Exercícios de Falar Bem: Casas dos animais, Vozes dos animais, Grupos de animais, Que nome vai bem?
  • Jogos Gramaticais: Família do Nome, Família do verbo
  • Apoio à compreensão e fixação das Funções Gramaticais: Jogos de Deslocamento
  • Exercícios de Concordância Lógica
  • Classificação das Palavras – Símbolos Gramaticais
  • Série completa das Caixas Gramaticais + Estudo Particularidades segundo a Classificação das palavras
  • Estudo do Verbo + estudo das Particularidades
  • Estudo da Frase – da Análise da Leitura à Análise Sintática – Estudo dos Períodos

(todos os folhetos para registro deverão estar organizados em um único conjunto, para uso individual dos alunos, frente às restrições sanitárias)

 

Matemática
  • Barras Vermelhas e Azuis miniatura
  • Numerais de Lixa
  • Quadros Murais dos Numerais
  • Serpente para a Pesquisa do Dez/ da Adição
  • Tabuleiro de areia (uso desaconselhável durante as restrições sanitárias)
  • Lousa lisa e quadriculada
  • Série de Folhetos, disponíveis em bandejas (conjunto organizado para uso individual do aluno, durante as restrições)
  • Tentos
  • Serpente da Adição
  • Primeira Apresentação do Sistema Decimal + Cartões: 1 – 10 – 100 – 1000
  • Apresentação Completa do Sist. Decimal – Cartões 1 a 9000
  • 1ª e 2ª Série Tábuas de Sèguin – Composição dos Numerais de 10 a 19, e 10 a 99
  • Grandes Operações com o Sistema Decimal
  • Folhetos do Sistema Decimal (conjunto organizado para uso individual durante as restrições)
  • Jogo dos Pontinhos (idem)
  • Adições com Papel Transparente (idem)
  • Jogo dos Selos
  • Crivo de Eratóstenes
  • Sinais de Matemática + caixa (plastificados para garantir a higienização)
  • Nomenclatura dos Numerais: Cardinais, Ordinais, Romanos (plastificados para garantir a higienização)
  • Tábua das Réguas da Adição + Tabelas
  • Tábua das Réguas da Subtração + Tabelas
  • Tábua de Furinho da Multiplicação + Tabelas
  • Tábua de Furinhos da Divisão + Tabelas
  • Material gráfico das Memorizações (conjunto organizado para uso individual do aluno, durante as restrições)
  • Serpente da Subtração
  • Serpente da Multiplicação (usar modelo Adição)
  • Armário das Potências
  • Conjunto das cadeias/correntes curtas – 1 a 10
  • Decanômio Numérico/ Decanômio a Cores
  • Material das Equivalências: círculo, quadrado e triângulo
  • 1º e 2º Telaio das Hierarquias (Ábaco) + 1º e 2º Módulo das Hierarquias (conjunto organizado para uso individual do aluno, durante as restrições sanitárias)
  • Xadrez dos Números inteiros
  • Sistema Bancário ou Jogo do Banco
  • Grande e Longa Divisão
  • Casos Especiais: Adição, Subtração, Multiplicação, Divisão
  • Números Decimais: tabela e caixas das pecinhas
Geometria
  • Gaveteiro das Formas Geométricas (Encaixes Planos) + 3 Séries de Cartões
  • Caixas de Triangulação
  • Caixa de Composição de Triângulos / Caixa de Colagem de Triângulos
  • Cubo do Binômio
  • Cubo do Trinômio
  • Sólidos Geométricos + Cartões de Projeção
  • Encaixes do Desenho ou Formas Metálicas- Conjunto
  • Jogo dos Triângulos (plastificados para garantir a higienização)
  • Gabinete das Frações: Círculo, Triângulo e Quadrado dividido
  • Cartazes da Série das Frações (2 séries) (plastificados para garantir a higienização)
  • Nomenclatura Classificada de Geometria (idem)
  • Caixa de Barrinhas Coloridas de Geometria
Educação Cósmica – Grandes Lições 
  • 1ª Grande Lição: O Universo apresentado à imaginação da criança – “O Deus sem Mãos”

Trata de Astronomia, Geologia, Geografia.

Nesta apresentação você concentra todo o princípio Montessori de sua Educação Cósmica: mostramos reações químicas e físicas.

Elementos que estão nesta Lição: metais pesados caíram; montanhas se formaram; vulcões entraram em erupção; a atmosfera se condensou.

Lição intermediária: A grande história da humildade – “A Longa Linha Negra”

Trata de transformação, da progressão da vida, da relação entre o tempo de vida do planeta e o quanto de tempo a Terra levou preparando-se para receber o Homem. Montessori contou esta história caminhando por uma rua, acompanhada pelas crianças. A percepção do quanto andaram e a visão do tamanho da faixa toda desenrolada, deu àquelas crianças a dimensão do tempo e espaço.

Trabalho Paralelo: Stelar Nucleossíntese

Trata de eventos cósmicos: formação das Galáxias, Estrelas, Corpos Planetários, da Química trazendo a possibilidade de vida na Terra. Introdução à Tabela Periódica.

 2ª Grande Lição: Como foi criada a Mãe Terra: “A Fábula da Gota d’Água”

Trata de Geologia, Geografia, Ecologia, Botânica, Zoologia e Microbiologia.

Lição Intermediária: A Linha da Vida

A Linha da Vida comunica a “tarefa cósmica” de cada coisa viva – dos microorganismos aos seres humanos. Apontando que cada forma de vida viveu plenamente, contribuindo com a construção do Cosmos e de nossa vida.

 3ª Grande Lição: A conquista do planeta começa – “A Linha do Homem”

Trata de Arqueologia e História – Evolução da espécie humana – nômades x sedentários; As primeiras grandes Civilizações; A formação dos territórios.

Também contada com uma linha do tempo, seu foco é sobre as qualidades especiais de seres humanos e, particularmente, o desenvolvimento de ferramentas. Destaca as necessidades fundamentais dos seres humanos, de como foram atendidas ao longo do tempo, e as contribuições de várias civilizações ao mundo que conhecemos hoje.

Lição intermediária: O Homem que cria e descobre – “A Linha das Mãos”

Trata das invenções do Homem – mostra que o trabalho com as mãos foi o grande parceiro do cérebro.

Trabalho Paralelo: As necessidades fundamentais do Homem

Trata das necessidades do ser humano, comuns a todas as culturas desde a origem da humanidade, para manter a vida e promover a distribuição da espécie humana no nosso planeta.

 4ª Grande Lição: A história do Alfabeto

Trata da Evolução da Escrita como forma de registrar ações e pensamentos humanos, ou seja, a capacidade para a linguagem simbólica articular mentalmente a realidade na ausência da mesma. Para saber mais:

http://www.cerebromente.org.br/n12/mente/evolution/evolution05_p.html

Remete a investigações de civilizações antigas, seus alfabetos e a comunicação entre os povos, e os símbolos criados pelos povos. Permite a construção de uma Linha do Tempo desde as representações pictóricas até os alfabetos. Examinam como palavras vieram para o português, para o Inglês, de outras línguas, e eles aplicar esse conhecimento para sua própria escrita e leitura.

 5ª Grande Lição: A história da Matemática

Trata do longo trabalho de construção para o que os Homens chegassem ao uso do números como hoje o fazemos … Esta grande lição mostra as maneiras como as pessoas manifestaram ideias matemáticas ao longo do tempo, com especial ênfase para o desenvolvimento do sistema decimal.

Trabalho Paralelo: As tendências humanas

Trata de capacidades que caracterizam os humanos, que rompeu com a animalidade, e através da compreensão cada vez maior da realidade que os cerca, modificou os espaços físicos, socializou-se, desenvolvendo, criando e aperfeiçoando a cada dia a comunicação. Criando sem cessar em busca de uma perfeição tecnológica que os leva ao domínio do seu mundo à resolução dos seus problemas.

O Ambiente e as Práticas para o Fundamental II e Ensino Médio

Novos parâmetros sanitários

As escolas em que funcionarem as classes de Fundamental II e Ensino Médio, como nas demais Etapas, deverão considerar os Pressupostos Montessorianos, as orientações de biossegurança e a legislação local.

A Coordenadora Pedagógica e as equipes dessas classes devem elencar o enxoval necessário para compor o Ambiente e atender às demandas de aprendizagem dos estudantes que acolherem.

Perguntas Frequentes

1. Qual o risco de meu filho ficar doente com COVID-19? 

Com base nas evidências disponíveis, as crianças não parecem estar em maior risco de COVID-19 do que os adultos. Ainda que algumas crianças e bebês adoeçam com COVID-19, os adultos compõem a maioria dos casos conhecidos até o momento. Mesmo assim, é sabido que algumas crianças desenvolveram síndrome inflamatória multissistêmica (MIS-C). Atualmente, as informações sobre essa síndrome são limitadas. O CDC está trabalhando com os departamentos de saúde estaduais e locais para aprender mais sobre o MIS-C.

2.  Quanto tempo as Escolas precisam fechar para desinfecção após uma exposição? Quanto tempo até que outros trabalhadores possam voltar ao trabalho?

A instituição não precisa, necessariamente, fechar integralmente após um aluno ou colaborador apresentar suspeita ou mesmo ter confirmada a COVID-19.

As áreas utilizadas ou visitadas pela pessoa doente devem permanecer fechadas por 24 horas ou por tempo superior até que nova sanitização aconteça. A partir daí, as portas e janelas externas serão mantidas abertas, com uso de ventiladores para aumentar a circulação de ar na área, garantindo que a ocorrência não represente risco de segurança para as crianças e demais colaboradores que usam a instalação. Assim, depois que a área tiver sido desinfetada adequadamente, ela poderá ser aberta para uso. Trabalhadores sem contato próximo com a pessoa com COVID-19 confirmada ou suspeita podem retornar ao trabalho imediatamente após a desinfecção.

3.  Como posso proteger meu filho de infecção por COVID-19? 

Você pode incentivar seu filho a ajudar a impedir a disseminação da COVID-19 ensinando-o as mesmas coisas que todos devem fazer para se manter saudável:

  1. Seguir rigorosamente o Protocolo Sanitário da escola
  1. Evitar contato próximo com pessoas doentes
  1. Ficar em casa quando estiver doente, exceto para obter assistência médica.
  1. Cobrir sua tosse e espirros com a parte de dentro do antebraço, ou com um lenço de papel e jogando-o no lixo
  1. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos
  1. Se água e sabão não estiverem prontamente disponíveis, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool com pelo menos 70% de álcool.
  2. Limpar e desinfetar superfícies e objetos tocados com frequência, como mesas, bancadas, interruptores de luz, maçanetas e puxadores de armário.

 

4.  Os sintomas do COVID-19 são diferentes em crianças e adultos? 

Não. Os sintomas da COVID-19 são semelhantes em crianças e adultos. COVID-19 pode parecer diferente em pessoas diferentes. Para muitas, seria como ter uma gripe. Outras podem ter febre, tosse ou dificuldade para respirar fundo. A maioria das pessoas que receberam a confirmação de COVID-19 não se sentiu muito doente. Apenas um grupo menor de pessoas desenvolveram problemas mais sérios.

O CDC e parceiros continuam investigando casos de síndrome inflamatória multissistêmica em crianças (MIS-C) associada ao COVID-19.

2.   Que medidas adicionais devem ser tomadas pelas famílias que têm um filho com uma condição médica subjacente?

Além de seguir as recomendações para evitar adoecer e executar tarefas essenciais, as famílias devem tomar medidas extras recomendadas para pessoas com maior risco de contrair a forma mais grave da COVID-19, além das já descritas para aqueles com possível exposição à COVID-19 ou doença confirmada.

3.  O que é considerado um contato próximo com alguém com a COVID-19? 

Para a COVID-19, um contato próximo é definido como qualquer pessoa que esteja a menos de 2 metros de uma pessoa infectada por pelo menos 15 minutos, a partir de 48 horas antes de a pessoa começar a sentir-se doente até o momento em que o paciente foi isolado.

4.  O vírus que causa a COVID-19 é encontrado nas fezes? 

O vírus que causa a COVID-19 foi encontrado em análise de esgotos de algumas cidades, inclusive brasileiras. Mesmo assim, não está determinado se o vírus encontrado nas fezes pode ser capaz de causar COVID-19. Não há nenhum relato confirmado de que o vírus se espalhe pela utilização de banheiros. Os cientistas também não sabem quanto risco há de o vírus se espalhar das fezes de uma pessoa infectada para outra pessoa. No entanto, eles acreditam que esse risco é baixo com base em dados de surtos anteriores de doenças causadas por coronavírus relacionados, como síndrome respiratória aguda grave (SARS) e síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS).

Referências

Almeida, Talita. Coletânea Digital Montessori – ABEM https://www.montessoribrasil.com/loja-virtual

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ANVISA: ²http://portal.anvisa.gov.br/coronavirus/protocolos

Bacich, L. (2016). Ensino Híbrido: Proposta de formação de professores para uso integrado das tecnologias digitais nas ações de ensino e aprendizagem. Instituto Península.

Bacich, L.; Tanzi Neto, A. & Trevisani, F. de M. (2015). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso.

CDC:https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/community/schools-childcare/guidance-for-childcare.html#InfantsToddlers

Clot, Y. (2006). A função psicológica do Trabalho. Petrópolis: Vozes.

Christensen, C. (2012). Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Porto Alegre: Bookman. Cortez, Fatima. Educação Cósmica – Grandes Lições – Estudos pessoais

Eleva School: https://backtoschool.escolaeleva.com.br

FENEP: http://www.fenep.org.br/

German Medical Science https://www.egms.de/static/en/journals/dgkh/2020-15/dgkh000346.shtml Governo de São Paulo: https://www.seade.gov.br/coronavirus/

Horn, M. B. & Staker, H. (2015). Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso. Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, n. 3, set/dez 2005.

KROTON:                              file:///C:/Users/User02/Downloads/Plano%20KROTON%20Reabertura_Unidades_Pr%C3%B3prias%20-

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Ministério da Saúde: https://saude.gov.br/

NRC: https://nrckids.org/CFOC

Pan American School of Bahia: https://www.pasb.com.br/thepantherplaybook/ Righetti, Marcia. Manuais Montessori pessoais para as classes de 0 a 3, 3 a 6 anos. SINEPE/BA:

http://www.sinepe-ba.com.br/sinepe-ba/arquivos/PROTOCOLO_COVID-19_SINEPE_CST.pdf

SINEPE-PR: http://www.sinepepr.org.br/Coronavirus/Protocolo_Educacao_Infantil_e_Fundamental_Curitiba.pdf SINEPE – RJ + Impacto

http://www.sineperj.org.br

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https://www.unicef.org/coronavirus/what-will-return-school-during-covid-19-pandemic-look

URMES/RJ: http://urmes.com.br/

UNESP : ¹https://www2.unesp.br/portal#!/covid19/orientacoes/uso-de-máscaras-caseiras/

ULRICH, Madalena. FOSTER, Carla. Como fazer Montessori em tempo de Coronavirus?. In: https://montessorinorge.no/how-to-do- montessori-in-the-time-of-corona/

Fonte da imagen de capa: https://www.montessorimood.com/

https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/posso-tirar-meu-filho-da-escola/

https://www.metropoles.com/brasil/tirar-crianca-da-escola-e-crime-mas-pandemia-justifica-dizem-juristas

https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2020/07/tirar-o-filho-da-escola-durante-pandemia-e-crime.html https://saopauloparacriancas.com.br/blog/posso-tirar-meu-filho-da-escola-e-matricula-lo-somente-em-2021/

Pesquisa de imagens:

https://pt.linkedin.com/pulse/como-%C3%A9-um-bom-design-de-sala-aula-na-era-do-social-danielle-andrada

https://www.youtube.com/watch?v=mmBYow-kabw

https://www.montessorimood.com/

Vídeo Escola Bem Me Quer – Recife – PE

Helena Ravagnani (SBI – DF), Paulo Sérgio Ramos (Fiocruz Recife), OMS, NHS, CDC

Anexo

Anexo I – Arquivos disponíveis para edição em:

https://drive.google.com/drive/folders/1QxXHVWFSC8XzSXf5YgL8bl57fcaP1XTD?usp=sharing

Anexo II – Mandala de Ferramentas

 

Anexo III – “Como fazer Montessori em tempos de Coronavirus?”

 

Sugerimos a leitura do texto de Madlena Ulrich e Carla Foster, professoras de Educação Superior em Pedagogia Montessori na Universidade do Sudeste da Noruega.

Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1QxXHVWFSC8XzSXf5YgL8bl57fcaP1XTD?usp=sharing

Anexo IV – Listagem de Materiais – ABEM

 

Listagem de materiais para compor as classes de 1.6/3 anos / 3 a 6 anos / 6 a 8 anos , 9 a 11 anos, elaborada e, gentilmente, cedida por Talita de Almeida.

Atenção: Ao usar a listagem, elaborada para os cursos de formação, aplicar os princípios da biossegurança exigidos para o momento. Na escolha dos Materiais, só devem ser selecionados os que permitam a higienização prevista no protocolo sanitário e nos critérios de seleção indicadas nas Orientações Montessorianas: “A possibilidade da limpeza segura e eficiente dos Materiais determina sua permanência no Ambiente. Os materiais devem ser selecionados entre os que forem laváveis, não corrosivos e atóxicos, materiais em tecido deverão ser evitados.”

Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1QxXHVWFSC8XzSXf5YgL8bl57fcaP1XTD?usp=sharing

Anexo V – NOVOS PROTOCOLOS PARA UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO DAS ESCOLAS MONTESSORIANAS

 

Introdução

Dentro de um ambiente de produção de refeições, faz-se necessário o seguimento de práticas de higiene que devem ser obedecidas por manipuladores de alimentos, sejam eles cozinheiros, auxiliares, ou quaisquer outros profissionais que lidem com o alimento.

Desde a seleção e compra dos produtos a serem utilizados no preparo até a oferta para o aluno/funcionário, o objetivo é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

Diante da nova situação que estamos vivendo hoje, a pandemia do Covid-19, precisamos acrescentar novos protocolos para prevenção da contaminação por esse novo vírus, apesar de não haver evidências de que este seja transmitido por alimentos, ações devem ser tomadas para reduzir a velocidade de avanço do vírus.

A unidade também manipula muitos materiais, e o vírus pode se manter ativo em superfícies não higienizadas, como embalagens de produtos em papel (24h) ou plástico e inox (72h). Superfícies que foram contaminadas por portadores do vírus também podem ser mais uma fonte de disseminação.

Para ajudar a minimizar a dispersão do novo coronavírus, a unidade de alimentação deve acrescentar em seu plano de crise ações efetivas, a maioria delas já está em seus planos de boas práticas, pois se aplicam ao controle de disseminação de outros agentes infecciosos.

Limpeza e desinfecção de mesas, maçanetas, botões de eletrodomésticos e demais superfícies, devem ser reforçadas, com desinfetantes comuns (álcool 70% no refeitório e hipoclorito de sódio 0,5% na cozinha).

Até o momento, não há evidências de que o novo coronavírus possa ser transmitido por alimentos ou por meio do trato digestivo, mas a acentuação das boas práticas contribui para a diminuição da transmissão direta do vírus, frente ao rigor adotado com as práticas de higiene.

Cozinha 

Antes de iniciar o dia de trabalho, trocar o uniforme fora da cozinha ou refeitório. Lavar as mãos até o cotovelo com sabão bactericida, secar com papel toalha. Caso o serviço não tenha tapete de higienização com desinfetante, deixar o sapato de trabalho separado somente para uso dentro da cozinha ou refeitório. Para ir ao toalete pode usar sapatilhas descartáveis.

Conter o fluxo de pessoas é um dos principais aspectos, restringir os acessos de pessoal externo como fornecedores, e reduzir o acesso do pessoal interno.

Lavar as mãos frequentemente ainda é a medida mais segura para conter o vírus (as mãos NÃO devem ser lavadas na mesma pia de higienização de utensílios ou de alimentos). Situações em que as mãos devem ser lavadas:

  • ao chegar ao trabalho;
  • após utilizar os sanitários;
  • após tossir, espirrar ou assoar o nariz
  • após usar esfregões, panos ou materiais de limpeza
  • após recolher lixo e resíduos;
  • após tocar em sacarias, caixas, garrafas e sapatos;
  • após tocar em alimentos não higienizados ou crus;
  • quando interromper um serviço e iniciar outro;
  • antes de usar utensílios higienizados;
  • antes de colocar luvas descartáveis e após retirá-las

Secar as mãos com papel toalha, e não com pano de prato, pano de mão ou avental.

Os funcionários devem ser orientados a não tocarem seus rostos sem terem lavado as mãos. Abraços, apertos de mão e beijos no rosto devem ser substituídos por acenos ou outras formas de saudação.

O uso de máscara na manipulação de alimentos não tem relevância na proteção do alimento contra o novo coronavírus, uma vez que este não é transmitido por alimento. No entanto, a máscara é importante para que os colaboradores, ao entrarem em contato com pessoas externas, como consumidores e entregadores de mercadorias, estejam protegidos e protejam a essas pessoas.

Trabalhar com máscaras: se a máscara se mantiver seca, poderá ser trocada a cada 3 horas; caso umedeça, deverá ser trocada imediatamente. Podem ser utilizadas máscaras descartáveis ou de tecidos (cada funcionário precisará de 10 a 12 máscaras). As máscaras descartáveis deverão ter descarte correto, em saco plástico separado.

O uso de luvas só se faz necessário no ato do recebimento de mercadorias e de higienização delas, na manipulação de alimentos cozidos e alimentos que serão consumidos crus, como saladas.

O uso dos visores de proteção facial juntamente com máscara, é indicado para os funcionários que estejam porcionando e distribuindo alimentos (transporte de refeições), montagens de mesas. Esses visores precisam ser higienizados frequentemente com álcool a 70% ou outro desinfetante de ação imediata.

A higienização após o uso, de copos, pratos e talheres continua sendo realizada com detergente, não havendo necessidade de uso de álcool gel ou hipoclorito. O que se torna proibido é o uso de panos de secar louça. Deverá ficar no escorredor, e somente guardar quando seca.

Recebimento de Mercadorias 

O funcionário responsável por receber um prestador de serviço ou entregador dentro da unidade, terá que ser orientado quanto ao distanciamento de, pelo menos, 1 metro entre si; o uso de máscara, luvas e protetores para os olhos se faz necessário.

Armazenamento de Mercadorias 

Antes de iniciar os pedidos e reabastecer a unidade, é importante realizar uma verificação dos produtos que foram mantidos em estoque: checar validade (produtos vencidos devem ser descartados), integridade das embalagens e dos produtos.

As geladeiras e freezers devem ser higienizados com hipoclorito a 0,5% e verificadas as temperaturas pertinentes a cada um.

A higienização das embalagens de alimentos, sempre que possível, deverá ser feita com água e sabão ou solução clorada e, quando não for possível, utilizar álcool a 70%, antes de realizar a armazenagem.

Pré-preparo e preparo de alimentos 

Antes de iniciar o pré-preparo e preparo dos alimentos, o funcionário deve sempre higienizar as mãos de modo correto e manter a frequência adequada, de acordo com a duração da etapa de pré-preparo. Exemplo: se descascou o alimento, deve-se lavar as mãos para o corte dele.

Seguir os critérios técnicos e estabelecidos em legislações vigentes para higienização de hortifrútis, superfícies, utensílios e equipamentos envolvidos no processo, com solução de hipoclorito.

Recomenda-se o uso de luvas para manipular alimentos cozidos e alimentos que serão consumidos crus (como saladas, frutas, carnes após cocção e legumes).

Higienização de Instalações, Móveis, Equipamentos e Utensílios 

É imprescindível que o estabelecimento verifique a necessidade de revisão da frequência de limpeza, pois os objetos, superfícies e itens que recebam grande contato manual, seja pelos funcionários ou pelos alunos, bem como itens compartilhados entre os funcionários (canetas, pranchetas, telefones e similares) e implementar uma rotina de desinfecção com álcool a 70% ou desinfetante equivalente.

Os utensílios devem ser lavados com água quente e detergente específico para este uso.

Não devem ser utilizados panos têxteis, mas sim descartáveis, para a higienização de equipamentos e utensílios.

Para a limpeza, podem ser utilizados detergentes, limpadores multiuso que são desengordurantes, limpa vidros (que são à base de álcool) e o próprio álcool em baixas concentrações (abaixo de 54°).

Para desinfecção das superfícies, podem ser utilizados as seguintes soluções de hipoclorito de sódio a 1%, água sanitária na diluição recomendada no rótulo, álcool a 70% líquido ou em gel e os próprios desinfetantes de uso geral (seguir a orientação do rótulo).

Refeitório 

Deve-se dar atenção especial aos ambientes de uso comum, a fim de garantir as medidas de combate à transmissão da Covid-19, mantendo sempre um ambiente agradável ao aluno e ao funcionário. Cabe ressaltar as seguintes medidas:

  • Viabilizar o distanciamento entre os alunos no refeitório e nas salas;
  • Nos sistemas que utilizam balcões de distribuição ou buffets, recomenda-se marcações no piso nos locais onde são formadas filas para orientar o posicionamento dos alunos e funcionários.
  • O ambiente deve ter boa ventilação, mantendo portas e janelas abertas. Em caso de ambiente climatizado, garantir a manutenção de aparelhos de ar condicionado, conforme recomendações das legislações vigentes.
  • Utilizar cartazes e informações verbais: “antes de entrar, lavar as mãos, pegue seu prato, e aguarde sem conversar”. O funcionário que irá servir, deverá usar máscara e visor de proteção facial, sem conversar durante o serviço.
  • As mesas e cadeiras deverão ser desinfetadas após cada uso e troca de alunos / funcionários.
  • Prover máscaras descartáveis para uma possível necessidade de alunos / funcionários.
  • Sempre que possível, disponibilizar dispensadores de parede e/ou de mesa, abastecidos com álcool em gel a 70% em locais estratégicos para uso dos alunos / funcionários durante permanência no refeitório.
  • Remover das mesas enfeites, guardanapos e quaisquer outros itens que podem ser tocados por mais de um aluno/funcionário.
  • Estão proibidos os celulares apoiados na mesa, assim como as máscaras devem ser retiradas da face no momento de comer, e deverão ser guardadas em bolsa (dentro de saco plástico) ou no bolso, também em saco plástico.
  • Instruções sobre a lavagem correta das mãos e sobre o uso do álcool em gel.
Transporte de Refeições 

Em muitas escolas montessorianas, é habitual que as refeições sejam realizadas na própria sala de aula, havendo então, o “transporte” de refeições dentro da escola. Dessa forma é necessário que os alimentos sejam transportados em recipientes fechados, e o funcionário transportador deverá, antes de pegar o recipiente, higienizar as mãos corretamente, colocar a máscara, e em seguida o visor de proteção facial.

Durante o transporte não se comunicar com outros funcionários e somente apoiar o recipiente no local de destino.

Lembrando que essa refeição irá para um outro ambiente; ambiente esse onde os alunos se sentarão para almoço, lanche ou jantar. Dessa forma, todas as medidas de higiene como assinaladas para o refeitório deverão ser tomadas.

Bebedouros 

Bebedouros são locais de alta concentração de pessoas, de muita manipulação, em que o vírus pode ficar alojado e depois se disseminar. Caso seja bebedouro de pressão, este deverá ser ISOLADO. Se for bebedouro de torneira, deve-se colocar um dispenser de álcool gel ao lado do mesmo. Com relação a copos, deve-se usar copos de papel descartáveis ou orientar que todos os alunos / funcionários tragam suas garrafas de água de casa.

É necessário que se reforce a higienização dos bebedouros e mantenha álcool 70% ao lado de cada ponto de água.

Referências 

BRASIL. Ministério da Saúde, ANVISA, RESOLUÇÃO-RDC N° 216, DE 15 DE SETEMBRO DE 2004, Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

NOTA TÉCNICA Nº 18/2020/SEI/GIALI/GGFIS/DIRE4/ANVISA Covid-19 e as Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos.

BRASIL. SUS, ANVISA, MANUAL, Medidas de prevenção e controle da infecção por vírus respiratórios a serem adotados pelos responsáveis pela comercialização de produtos alimentícios em restaurantes populares, restaurantes tipo self-services, cafés, bares, lanchonetes, delivery e food trucks. 1ª Edição – Rio de Janeiro, RJ, 2020.

 

MARIZE OLIVEIRA DA SILVA
Nutricionista – CRN4 941000257

CMSA – Colégio Montessori Santo Agostinho

Todos os direitos Reservados – 2020

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