SOBRE A ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA
A partir do 6º ano, o CMSA dá continuidade ao trabalho desenvolvido até o 5º ano com o Método Montessori, com uma proposta que se identifica e dialoga em muitos aspectos com a proposta montessoriana de educação, que é a sociointeracionista, uma concepção que prioriza a análise dos reflexos do mundo exterior no interior dos indivíduos, por meio da interação deles com a realidade. Ou seja, trata da dimensão sociocultural do estudante, valorizando o contexto histórico, social e cultural em que está inserido.
Essa proposta valoriza as atividades em grupo, a linguagem e o relacionamento interpessoal. O professor tem a missão de promover os avanços dos alunos, explorando a zona de desenvolvimento proximal.
O ponto de vista dessa proposta de educaçao é colocar o aluno como o ponto central do processo de aprendizagem.
É uma abordagem voltada para entender as relações entre os indivíduos, as suas funções psicológicas e o seu contexto social. Dessa forma, os alunos não só fazem parte da aprendizagem, mas também aprendem com o que está sendo produzido pelos outros no meio em que vivem.
A proposta ressalta a importância da interação do sujeito com o meio em que vive. O sujeito é aquele que forma o conhecimento através da interação com outras pessoas, durante o processo histórico, cultural e social pelo qual passa em sua vida.
Para Vigotsky, as pessoas só adquirem cultura e linguagem, além de se desenvolverem historicamente e de estimularem o raciocínio, se estiverem inseridas em meios sociais com outras pessoas.
Dessa forma, no CMSA, incentivamos a interação e a participação com outros alunos, além do aprendizado com os professores, e não apenas pelo conteúdo da disciplina que é passado em sala de aula.
Valores trabalhados na proposta sociointeracionista:
Em sala de aula, trabalha-se valores como o respeito pela bagagem histórica do aluno, além de incentivar o adolescente a se manifestar, a participar e a ser ativo no seu meio social. Dessa forma, é possível fazer com que seus valores sejam respeitados, além de haver mais interação social, o que favorece e facilita o processo de aquisição do conhecimento.
O CMSA oferece uma experiência de aprendizagem que estimula a colaboração e a troca de pontos de vista, sempre com o intuito de um ensinar ao outro, além de ter atenção à zona de desenvolvimento proximal, propondo atividades coerentes com os níveis de desenvolvimento real e potencial dos seus alunos.
Como identificar no CMSA a proposta sociointeracionista?
Em primeiro lugar, pela postura do professor, um mediador ativo no processo de ensino-aprendizagem, e não apenas um detentor do conhecimento. Ele conduz o adolescente ao aprendizado, incentivando a curiosidade e a sua vontade de aprender.
Em segundo lugar, pelo aluno, que tem a oportunidade de trocar experiências, mostrar as suas histórias e é motivado a participar de forma ativa da busca pelo conhecimento. Os estudantes adquirirem o conhecimento ao identificar, brincar, fazer analogias, negociar, codificar e decodificar símbolos e significados.