PROPOSTA PEDAGÓGICA

Sobre o Método Montessori

Idealizadora do Método, Maria Montessori (1870 – 1952) nasceu em 31 de agosto de 1870 na cidade de Chieravale, na Itália. Foi a primeira mulher a se formar em Medicina em seu país, interessando-se desde cedo pelos mecanismos de desenvolvimento do aprendizado infantil.

Em uma época em que a educação era marcada por rigidez e até mesmo castigos físicos, Montessori mudou os rumos da educação tradicional ao incentivar o desenvolvimento do potencial criativo desde a primeira infância, elaborando e aperfeiçoando técnicas de aprendizagem que procuravam inter-relacionar e harmonizar atividade, liberdade e individualidade.

Em 1907 criou a primeira “Casa dei Bambini” (Casa das crianças) e nos anos 1940 seu método se difundiu pelo mundo.

Com aplicação universal, o Método Montessori parte do princípio de que todas as crianças têm a capacidade de aprender, através de um processo que deve ser desenvolvido espontaneamente, a partir das experiências efetuadas no ambiente, que deve estar organizado para proporcionar a manifestação dos interesses naturais da criança, estimulando a capacidade de aprender fazendo e a experimentação da criança, respeitando fatores como tempo e ritmo, personalidade, liberdade e individualidade dos alunos.

O Método Montessori propõe  atividades que favorecem o movimento e o toque, por acreditar que nesta fase o caminho do intelecto passa pelas mãos, partindo da experimentação do concreto para a compreensão do abstrato num esforço contínuo de explorar e reconhecer o mundo através das propriedades presentes nos objetos selecionados nas diferentes atividades: tamanho, forma, cor, textura, peso, cheiro, barulho, etc.

Além de um ambiente adequado e cheio de estímulos e da preparação de adultos para auxiliar a criança em seu desenvolvimento sem interferir ou influenciar suas escolhas, o método utiliza materiais desenvolvidos para proporcionar experiências concretas, estruturadas para conduzir, de forma gradual, abstrações cada vez maiores.

Dentre os materiais utilizados pelo método estão: jogos sensoriais para contribuir com a formação das atividades psíquicas e sensoriais; cilindros com encaixes sólidos para fortalecimento do desenvolvimento motor, visão, raciocínio, associação e atenção; encaixes planos para associação de formas e reconhecimento de formas geométricas; atividades de vida diária para ajudar a criança a adquirir noções em relação aos cuidados pessoais e ao ambiente; material dourado, desenvolvido para o trabalho com a matemática.,

Os pilares que dão base e norteiam a Educação Montessori são:

– Autoeducação
– Educação como ciência
– Educação Cósmica
– Ambiente Preparado
– Adulto Preparado
– Criança Equilibrada

O que é Autoeducação?

É a capacidade inata da criança para aprender. Por desejar absorver todo o mundo à sua volta e compreendê-lo, a criança o explora, investiga e pesquisa.

O que se entende por ambiente preparado?

É o local onde a criança desenvolve sua autonomia e compreende sua liberdade. O ambiente preparado é construído para a criança, deve atender às suas necessidades biológicas e psicológicas. Em ambientes preparados, encontram-se mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança.

O que se entende por Educação Cósmica?

 A melhor forma de auxiliar a criança a compreender o mundo. O educador deve levar o conhecimento à criança de forma organizada – cosmos significa ordem, em oposição a caos -, estimulando sua imaginação e evidenciando que tudo no universo tem sua tarefa e que o ser humano deve ser consciente de seu papel na manutenção e melhora do mundo.

O que se entende por Educação como Ciência?

Em Montessori, o professor utiliza o método científico de observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança e para verificar a eficácia de seu trabalho no dia a dia.

Quem é o Adulto preparado?

É o educado que   conhece cientificamente as fases do desenvolvimento infantil e, por meio da observação e do domínio de ferramentas educativas de eficiência comprovada, guia a criança em seu desabrochar, de forma que isso aconteça nas melhores condições possíveis.

O que se entende por Criança Equilibrada?

 Qualquer criança em seu desenvolvimento natural. Por meio da utilização correta do ambiente e da ajuda do adulto preparado, as crianças expressam características que lhes são inatas. Entre outras, encontram-se o amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem. Todas as crianças nascem com estas características e as desenvolvem melhor entre zero e seis anos.

CMSA – Colégio Montessori Santo Agostinho

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