Santinho

Bem vindo!

Normas de Convivência

DECLARAÇÃO DA MISSÃO (MISSION STATEMENT)

         Nós somos o Colégio Montessori Santo Agostinho, uma comunidade educativa dedicada à educação em sua forma mais plena.
         Nossa missão é ajudar a crianças e adolescentes a desenvolverem seus potenciais e a se construírem como adultos competentes, éticos, solidários, responsáveis e em harmonia com eles mesmos.

VISÃO DE FUTURO (FUTURE VISION)

         Ser um referencial de excelência para crianças e adolescentes, na aplicação do Sistema Montessori (Educação Infantil e Fundamental I) e da metodologia sociointeracionista (Fundamental II e Ensino Médio), visando à formação integral dos nossos educandos.
        Ser um referencial de excelência na prestação de serviços educacionais na nossa região.

AOS PAIS - PARA CONVIVER EM HARMONIA (TO PARENTS - LIVING IN HARMONY)

        Uma comunidade precisa ser clara em relação às normas que visam a assegurar o bem-estar de todos. Por isso, destacamos alguns itens que julgamos de fundamental importância para serem observados:

1. Procurem manter-se sempre informados a respeito do dia a dia de seu filho na escola, rubriquem diariamente a caderneta ou agenda de seu filho e verifiquem envio de circulares ou comunicações individuais.

2. Conheçam bem a escola, suas normas, seus objetivos e suas diretrizes para que estejamos, família e escola, orientados sob a mesma filosofia e acreditando nos mesmos ideais de vida.

3. Mantenham-se atentos aos horários de entrada e saída, bem como às normas estabelecidas para uniformes, material escolar, cumprimento dos exercícios de casa etc. Todos esses aspectos estão intimamente ligados à filosofia e à metodologia da escola. Sua postura e sua ação diante do respeito às normas da instituição ajudarão seu filho a entender e a construir uma conduta ética e cidadã.

4. Não esqueçam que uma escola advoga para o coletivo e que as únicas ações individualizadas se referem ao respeito às necessidades e ao ritmo de aprendizagem, unindo-se à família na busca dos melhores caminhos em caso de dificuldades, sempre com foco no coletivo. Da mesma forma que para você, seu filho é único para nós! Mas lembrem-se: uma escola é o primeiro ambiente social vivido pela criança fora do contexto familiar. É o lugar onde aprenderá a dar passos firmes rumo à sociedade do mundo adulto, o primeiro local onde precisará conviver com regras elaboradas para o bem-estar coletivo, buscando o crescimento emocional de todos pelo compartilhar das primeiras decisões em grupo.

5. Não hesitem em nos procurar sempre que tiverem dúvidas ou precisarem abordar algum aspecto relacionado a seu filho. Porém, telefonem antes para acordarmos o dia e o melhor horário. Teremos grande prazer em recebê-los. Se houver urgência, procurem a coordenadora do segmento.

6. Não deixem a criança trazer brinquedos para a escola, exceto mediante alguma programação especial, devidamente comunicada, pois nossos ambientes já estão devidamente preparados para o desenvolvimento da atividade educacional.

7. Deixem que a criança entre na escola sozinha. Caso seja necessário, uma atendente a acompanhará à classe. Os pais devem evitar o trânsito pelos ambientes da escola porque, para as outras crianças, são pessoas estranhas, sendo também um fator de segurança.

8. Não busquem atendimento dos professores na entrada ou na saída. Para atendimento, deve ser solicitada a marcação de entrevista, e, em caso de urgência, os pais deverão recorrer diretamente à coordenação.

9. Marquem todas as roupas que a criança traz para a escola com nome e identificação da classe, assim como sapatos, capas e guarda-chuvas. Isso contribui para evitar trocas ou perdas.

10. Evitem objetos de valor ou dinheiro dentro das mochilas das crianças. É melhor evitar tudo que possa oferecer risco à criança.

11. Evitem dar dinheiro à criança. O uso da cantina será feito mediante compra de fichas, para evitar o uso do dinheiro.

12. Não permitam que o seu filho porte aparelho eletrônico pessoal (celular, tablet, etc). Os aparelhos serão guardados na coordenação para serem entregues na saída.

METAS EDUCACIONAIS E FILOSOFIA Educational goals and philosophy

         O desenvolvimento integral da criança é nossa prioridade.
         Entendemos que, quando ela pode se desenvolver livremente dentro de um ambiente preparado, este a ajudará a adquirir a compreensão e a orientação de si mesma e do mundo que a rodeia.
         Nosso objetivo é responder à curiosidade natural dos aprendizes para nutrir o desejo pelo aprender, pelo descobrir, pelo partilhar saberes, para além do tempo que passam na escola.

           A Filosofia Montessoriana é um começo, a busca de respostas para a educação e a vida da criança. Partindo de suas experiências e não das nossas, representa a base para a construção da educação do futuro.
           Considerando as grandes possibilidades existentes na criança e a sua enorme importância para a humanidade, Montessori passou a examiná-la mais de perto, buscando um modo de contribuir para o seu desenvolvimento. Tinha uma certeza: devia ser criada uma ciência prática para ajudar esta capacidade em potencial. Segundo ela, é agindo que a criança adquire conhecimentos, através de uma ordenação de atividades de dificuldades gradativamente crescentes. Assim a aprendizagem se estabelece com maiores possibilidades de sucesso.
            A autoconfirmação imediata dos resultados do trabalho é garantia de uma aprendizagem eficiente. Cada aprendiz tem um ritmo próprio, que deve ser rigorosamente respeitado.
            Certos comportamentos – particularmente o de observação – tornam aprendizagens posteriores possíveis, ou mais fáceis de serem adquiridas, e certas aprendizagens podem ocorrer muito mais cedo que o habitualmente previsto.
            Para garantir a prática de seus pressupostos, Montessori propõe que a escola:
           Ofereça aos seus aprendizes um “ambiente preparado” com materiais de desenvolvimento de características bem definidas, permitindo à criança chegar gradualmente e de acordo com seu ritmo, à conquista de novos conhecimentos.
          Tenha educadores e educandos desempenhando simultaneamente o papel de observadores e participantes, num contexto de relações interpessoais baseadas no respeito mútuo e confiança.
          Apresente uma atenção especial à educação social, incluindo crianças de diferentes idades numa mesma classe. Uma comunidade que se forma no exercício do equilíbrio entre a liberdade individual e a necessidade do grupo.
          Desta forma, Montessori assegura que crianças e jovens, em todos os níveis de desenvolvimento, preparem-se para participar da sociedade na qual, mais tarde, terão que encontrar seus lugares como adultos responsáveis, generosos, competentes, críticos e independentes.

Para os pais de uma escola Montessori
(For the parents of a Montessori school)

10 PRINCÍPIOS PARA EDUCAR CRIANÇAS FELIZES

1. Ambiente e ordem (Environment and order)

As crianças aprendem melhor em um ambiente arrumado. O conselho é criar seções diferentes em uma prateleira para armazenar livros, quebra-cabeças, jogos, bonecas, carrinhos, tudo separadamente.

É aconselhável escolher recipientes como cestas e caixas que devem ser colocadas a uma altura facilmente alcançável pelas crianças. Também é importante ensinar a criança a arrumar cada brinquedo em seu lugar depois de tê-lo usado. Os pais devem apenas deixar à disposição os brinquedos adequados para cada idade e deixar que a criança seja livre para escolher o que quiser, mas manter a ordem e brincar com uma coisa de cada vez é muito importante.

2. Movimento e Aprendizagem
(Movement and Learning)

As crianças precisam se concentrar em algumas atividades que exigem o uso e o movimento das mãos. Pensem na cena clássica em que uma criança aprende a empilhar cubos um em cima dos outros. Nesta atividade, que parece um jogo, a criança não está apenas se divertindo, mas está aprendendo a importância da concentração e da coordenação.

3. Livre escolha (Free choice)

A liberdade de escolha foi o mais importante processo mental do ser humano. As crianças aprendem muito mais e absorvem mais informações quando elas são deixadas livres para fazerem suas próprias escolhas.

A liberdade de escolha não significa liberdade para fazer o que quiser, sem regras. Trata-se de uma liberdade que leva a criança à capacidade de escolher a coisa certa a fazer. E, para a criança, a coisa certa é decidir o que fazer para atender as suas próprias necessidades e dar um novo passo no seu processo de crescimento.

4. Estimular o interesse (Stimulate interest)

A criança aprende melhor se viver em um ambiente estimulante e cheio de objetos interessantes que atraiam a sua atenção. Mas isso não significa comprar a loja inteira de brinquedos. Crianças amam os nossos objetos do dia a dia como peneiras, panelas, colheres de pau.

Fiquem atentos a não dar objetos muito pequenos que possam ser perigosos para os “menorzinhos”. Se puderem, ofereçam vários livros diferentes, materiais para fazer novos pequenos objetos artesanais  (como por exemplo o rolo do papel higiênico, potinhos de iogurte etc), deixe ferramentas para desenhar e colorir à disposição da criança e tudo o que possa estimular a sua criatividade. Até mesmo uma música clássica ou relaxante pode ser útil durante o jogo e a aprendizagem.

5. Recompensas (Rewards)

Não é aconselhável  sistemas de ensino baseados em prêmios e punições porque a melhor recompensa para a criança é ter conseguido aprender a fazer sozinha uma coisa nova, graças a sua curiosidade e a sua força de vontade.


O verdadeiro prêmio é ser capaz de atingir a meta: completar um quebra-cabeça, regar a planta sem deixar a água cair.


Deixem a criança errar e acertar sozinha. O problema atual dos pais é não conseguir manter a ansiedade e querer ajudar a criança a completar sua tarefa. Deixe a criança fazer sozinha, ela é muito mais capaz do que vocês supõem.

6. Atividades práticas (Practical activities)


As atividades práticas ajudam o seu filho a estimular os sentidos do tato, visão e audição, essenciais para aprender a ordem, a concentração e a independência.


Deixe seus filhos ajudarem a limpar a casa, a cozinharem, cuidar da horta, até mesmo a costurar, pregar um botão com uma agulha não pontiaguda.


7. Grupos com crianças de diferentes idades
    (Groups with children of different ages)


As crianças mais jovens ficam intrigadas com o que as mais velhas fazem e pedem ajuda a estas. Por sua vez, a criança mais velha fica feliz em ensinar o que ela faz e já aprendeu. Este conselho é muito importante para os pais que têm crianças de diferentes idades.

As atividades que podem ser feitas dentro de um grupo misto podem incluir: desenho, jardinagem, esportes, brincadeiras de rua etc. Um dos princípios subjacentes ao método Montessori é deixar as crianças interagirem com as próprias crianças de diferentes idades, para que elas aprendam umas com as outras.

8. Importância do contexto (Importance of context)

É essencial que as crianças aprendam fazendo. Deve-se evitar dar tudo pronto para a criança.

9. O papel dos pais (The Role of Parents)

O papel dos pais, em casa, é o de gerir e facilitar as atividades das crianças, como faz o professor numa sala Montessori. Os pais auxiliam no processo de aprendizagem que a criança pode alcançar sozinha.

10. Independência e autodisciplina
(Independence and self-discipline)

As crianças devem desenvolver a independência e autodisciplina. Com o tempo, irão aprender a reconhecer quais são as suas paixões e suas inclinações e o estilo de aprendizagem que elas preferem.

Algumas crianças gostam de leitura, enquanto outras são mais propensas às atividades práticas.

O Método Montessori é genial e vai além da aprendizagem escolar pois, viver é aprender.

 

ORGANIZAÇÃO DAS CLASSES
(Class Organization)

Educação Infantil

Nido Ag. I / A1 e 2 anos
Agrupada I / B3 anos
Agrupada II / A4 anos
Agrupada II / B5 anos

Ensino Fundamental – Séries Iniciais

1º ano6 anos
2º ano7 anos
3º e 4º anosAg. III (8 e 9 anos)
5º ano10 anos

 

O que é uma classe agrupada?
(What is a mixed age group class?)


            A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996 dá liberdade a cada instituição para organizar suas classes, e a estruturação em ciclos é apresentada como sugestão nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
            No documento introdutório dos PCNs, localizam-se os argumentos de que a flexibilização da seriação abre possibilidades de se trabalhar um currículo ao longo de maior tempo, assegurando respeito às diferenças e aos ritmos individuais, reconhecendo que as salas em ciclos permitem uma melhor distribuição de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais.
            Quando a classe é seriada, poderá vir a ser posteriormente agrupada, mas a dinâmica de sua sala permanece com os princípios montessorianos.

 

O COMPORTAMENTO SOCIAL EM UMA ESCOLA MONTESSORI
(Social Behavior In a Montessori School)

“… Os educadores que utilizam o método de ensino dirigido não compreendem como se pode desenvolver o comportamento social em uma Escola Montessori.
       Compor uma sala como uma sociedade, organizando o agrupamento de forma ‘vertical’ é assegurar o fio da vida social. A constituição de uma classe de ‘mesma idade’ é um erro fundamental, que dá lugar a toda espécie de outros erros; um isolamento artificial, que impede o desenvolvimento do sentido social. Nossas escolas demonstram que crianças e jovens de idades diferentes se ajudam uns aos outros; os menores veem o que fazem os maiores e pedem explicações, que estes dão voluntariamente. É um verdadeiro ensino; há entre ambos uma harmonia, uma comunicação, uma natural osmose mental. As crianças acabam por conhecer as características umas das outras, desenvolvendo uma comunicação superior àquela que têm com os adultos. (…) É com essa forma de liberdade que avaliamos os limites diferentes da inteligência em diferentes idades, o que nos dá a certeza de que não é só a idade que conduz ao progresso, mas, acima de tudo, a liberdade de se olhar ao redor de nós.”

Maria Montessori

 

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO (ADAPTATION PERIOD)

         Esse período ocorre de maneira a atender às necessidades de cada criança . O momento requer uma atenção especial dos pais e da escola, a fim de que as conquistas das crianças sejam efetivas e elas possam se sentir seguras no novo ambiente.
        Calma, paciência e perseverança são atitudes imprescindíveis nos adultos.
        A presença de uma pessoa familiar com a criança, durante o tempo da adaptação, enquanto necessário, variando de acordo com o ritmo de cada uma, é uma prática no CMSA.
        Vamos aos pouco treinando a separação da família; uns conseguem ir para a classe com a professora , outros requerem a presença do adulto conhecido.
        No primeiro dia, geralmente a pessoa escolhida pela família, permanece na escola o tempo que a criança fica , em geral, cerca de uma hora ou duas horas. Nos dias seguintes, o tempo vai se estendendo, por orientação da escola, e a família vai sendo informada a cada dia do horário da saída da criança no dia seguinte ou se será necessário que permaneça no local.
        Sempre que possível, o adulto que acompanha a criança na adaptação permanece no local indicado pela escola no hall de entrada , para que nas classes o novo grupo possa conhecer-se sem muitas interferências.
        Quando a criança já mostrar alguma segurança no novo espaço escolar e interagir com o ambiente e com os novos amigos, a família será dispensada e informada sobre o horário que deverá voltar – em duas, três ou quatro horas, conforme o processo de cada criança – até que ela possa permanecer na escola pelo período contratado pela família.
        Se necessário, o adulto de referência da criança poderá ser convidado a permanecer o tempo todo no ambiente.
        Na maioria das vezes, os adultos que compartilham com a escola o processo de adaptação ficam na sala de espera ou nos bancos no corredor de acesso às salas, mas pode acontecer de ser necessário que fiquem mais perto do ambiente de trabalho da criança, e isso será indicado pela professora da classe.
        Se você foi convidado a ajudar seu filho em classe, sugerimos que observe a ação da professora, evite falar alto e mantenha-se na posição de observador, permitindo aos profissionais da escola a iniciativa para estabelecer as relações com as crianças.
        Horários especiais serão combinados diretamente com a família para melhor atendimento às crianças com essas necessidades.
         Cada criança tem seu ritmo próprio, por nós respeitado!
         As relações com a orientadora, com as atendentes de classe, com o novo ambiente e com os novos amigos virão com o tempo!

         Vocês observarão que o trabalho para a conquista da confiança de seu filho será cuidadoso, paciente e por vezes poderá parecer mais lento do que desejarem, mas lembrem-se de que estamos juntos.
           Destacamos, por fim, a necessidade de que os pais compreendam a importância e a delicadeza da nova experiência, de que mostrem ao filho o quanto estão certos da escolha por essa escola, o quanto nela confiam. A forma como transmitem seus sentimentos e expectativas é fundamental para a conquista da autonomia e da autoconfiança, as quais surgem de separações bem conduzidas.

REUNIÕES COM PAIS E PORTFÓLIOS DE APRENDIZAGEM
(PARENTS MEETINGS AND LEARNING PORTFOLIOS)

 

Educação Infantil e Ensino Fundamental 1° e 2° anos

        Trimestralmente, o CMSA realiza uma reunião com os pais de alunos, tendo como tema o desenvolvimento da criança durante o período escolar e a apresentação do programa do segmento.
        No primeiro momento, os pais com os professores de seus filhos ficarão cientes do desenvolvimento e conquista de seu filho nesta fase inicial.
        No segundo trimestre, o encontro será em classe

CMSA – Colégio Montessori Santo Agostinho

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