A INSTITUIÇÃO

  • Bem-Vindo! Colégio Montessori Santo Agostinho

     

           O Colégio Montessori Santo Agostinho foi instituído por livre iniciativa dos seus sócios em 19 de janeiro de 1984, autorizado pela portaria nº 97, publicado no Diário Oficial de 11 de janeiro de 1987  e Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação com Parecer de nº 071/97, Processo nº. 118/96 e Resolução nº. 034/97, publicada no Diário Oficial de 1º de agosto de 1997.
    Foi pioneiro na implantação do Ensino Médio, de acordo com a Lei nº. 9.394 de 1996 e, também, do curso Pré-vestibular.
    Nossa linha pedagógica e filosófica está fundamentada nos princípios do Sistema Montessori de Educação, com  inspiração nos ensinamentos de Santo Agostinho: educar para a reflexão, a interiorização e o estudo.  Somos sócio-fundadores da Organização Montessori do Brasil – OMB, desde 1996.

    Histórico

     
          Alguns anos depois de chegar a Ipiaú, no ano de 1987, cidade escolhida para viver e trabalhar, a professora Ana Ruth Bastos de Mattos Lima, vinda de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro, vê, em um convite para adquirir uma escola, a possibilidade de realizar um grande sonho: atuar na área de educação. Assim, assumiu a escola que, na época, tinha apenas quatro turmas do Ensino Fundamental. Anos depois, já com uma nova sede construída, e atenta às necessidades de ampliação de sua oferta de cursos para a comunidade local e regional, abriu o Ensino Médio, o Curso Pré-vestibular e, posteriormente, a Faculdade.

    Identidade

          A identidade da nossa instituição está expressa no nosso projeto educativo: Educar para o futuro, que significa preparar de forma integral cidadãos empreendedores com visão de futuro, conscientes de sua missão na sociedade em que estão inseridos e, ainda, sua missão na Terra. A nossa pedagogia é participativa, crítica e libertadora. É educar no sentido de humanizar.

    Missão

          O Colégio Santo Agostinho é uma instituição  que, a partir dos princípios pedagógicos de Maria Montessori e da filosofia de Santo Agostinho, tem como missão criar condições para que seu aluno possa assumir com autonomia e responsabilidade o protagonismo de sua própria formação integral, de forma  crítica e criativa.
    Ensinar para transformar, auxiliando no processo de construção de conhecimento e formação de cada aluno que passa pelas nossas mãos.

    Infraestrutura

    O Colégio está situado numa área de 6.500m², com 15 salas de aula, biblioteca, laboratório, auditório, quadra poliesportiva, pátio interno, área de convivência, parque infantil e setores técnico-administrativos.